JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Curiosidades: Machado de Assis

Machado de Assis faria aniversário hoje. Ele era bisneto de escravos e filho de Joaquim, um pintor de paredes mulato, e de Maria Leopoldina, uma lavadeira. Nasceu no Morro do Livramento, ficou órfão de mãe aos 3 anos e de pai, aos 11. Não frequentou escola e tornou­-se vendedor de balas na rua para a tia doceira. Machado de Assis é, sem sombra de dúvida, um dos maiores escritores da literatura, não só brasileira, mas, também, mundial. Para quem já leu qualquer coisa dele, é desnecessário dizer o quão genial ele era.
Pode-se dizer que o bruxo do Cosme Velho, como assim o definiu Drummond, além de literato, era filósofo, historiador e psicólogo, pois tamanho era seu saber a cerca dessas áreas. Mesmo não frequentando regularmente a escola, o autor de Dom Casmurro conseguiu absorver, através da leitura de livros dos mais variados temas, o máximo de conhecimento que pôde.
Seus livros, além de proporcionarem infinito prazer cultural a quem os lê, contém verdadeiras aulas de língua portuguesa. Machado de Assis conhecia o idioma de Camões como ninguém mais no mundo. Era um mestre das palavras. Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil, contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Fonte: Guia dos Curiosos/ Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário