JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Curiosidades: Jack Nicholson


John Joseph Nicholson nasceu no dia 22 de abril de 1937, na cidade de Neptune, Nova Jersey, EUA. Seu pai abandonou a família quando o ator ainda era um bebê, e ele cresceu acreditando que sua avó era sua mãe e sua mãe, uma irmã mais velha. A verdade só foi revelada a Jack por causa de uma matéria publicada pela revista Time. Os repórteres, levantando dados para um perfil do astro, descobriram toda a história.
O intérprete do vilão Coringa em "Batman" (1989) manteve um relacionamento de 17 anos com a atriz Anjelica Houston. O romance acabou quando Rebecca Boussard apareceu grávida do ator.
Ele foi casado com a atriz Sandra Knight por 6 anos. O casal teve uma filha, Jennifer. Da relação com Rebecca, nasceram Lorraine e Raymond.
Em 1994, durante um acesso de raiva, o astro esmagou o vidro do carro de um homem com um taco de golfe.
Jack Nicholson tem 1,77 metro.
É o ator com maior número de indicações ao Oscar na história do cinema.
Tem descendência irlandesa e italiana.
É um fã ardoroso do time de basquete Los Angeles Lakers. Como o ator não perde uma partida, a produção de seus filmes é obrigada a agendar as filmagens conforme o cronograma de jogos disputados pela equipe.
Jack é vizinho de Warren Beaty em Hollywood. Os dois moram na rua Muholland, conhecida como "Rua dos Bad Boys". Marlon Brando também morava no mesmo local. Segundo o jornal norte-americano Los Angeles Times, Nicholson comprou a casa do amigo por 5 milhões de dólares em maio de 2005. O lugar de 270 metros quadrados tem 12 cômodos, sendo três quartos e quatro banheiros.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curiosidades: Guimarães Rosa (1908 - 1967)

Guimarães Rosa (1908 - 1967)

A aventura do peixe Marlin, que, com a ajuda de sua amiga Dory, sai à procura de seu filho Nemo, que foi seqüestrado, custou 94 milhões de dólares para ser produzida.
Entre os atores renomados que dublaram os personagens, estão Ellen DeGeneres (Dory), Willem Dafoe (Gill) e Geoffrey Rush (Nigel).
Os personagens Mike, de Monstros S.A., e Buzz Lightyear, de Toy Story, fazem pontas no filme.
Como em todas as outras animações da Pixar, o caminhão da Pizza Planet (Planeta Pizza) aparece em uma cena do filme.
A sala do dentista para onde Nemo é levado foi inspirada em um consultório de verdade, localizado em Emeryville, na Califórnia (EUA). É nessa cidade em que está sediada a Pixar, produtora do desenho.
Procurando Nemo desbancou Monstros S.A. do posto de maior bilheteria de estreia de todos os tempos na categoria desenho animado. Logo nos três primeiros dias, ele arrecadou 70,6 milhões de dólares.
O tubarão Bruce recebeu esse nome em homenagem ao modelo eletrônico feito por Steven Spielberg para seu filme Tubarão (1975), que o apelidou assim na época das filmagens.
A Pixar fez com que os realizadores de "Procurando Nemo" fizessem aulas de mergulho para poderem desenhar o fundo do mar no filme.

Fonte: Guia dos Curiosos

terça-feira, 26 de junho de 2012

Curiosidades sobre Gilberto Gil


Gilberto Gil é formado em administração de empresas pela Universidade da Bahia. Seu primeiro emprego foi como fiscal da alfândega em Salvador. Depois, ele trabalhou na Gessy Lever, em São Paulo.
Antes de chamar Os Mutantes, Gil convidou o conjunto Quarteto Novo, formado por Heraldo do Monte, Hermeto Paschoal, Airto Moreira e Théo de Barros, para acompanhá-lo na interpretação de Domingo no Parquedurante o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. Diante da recusa, o cantor teve que procurar outro grupo. Foi quando o maestro Rogério Duprat disse a ele conhecer "uns garotos muito bons". Tratava-se da turma de Rita Lee.
Gil estudou acordeom durante quatro anos na Academia Regina, do médico espanhol Dr. José Benito Colmenero. Ele ganhou o instrumento da sua mãe.
Ele já morou com a cantora Nana Caymmi.
Gil já participou da vida política da Bahia: foi secretário da Cultura de Salvador e já se elegeu vereador pelo PMDB.
Por sua obra, o ministro de cultura francês Jack Lang concedeu a ele o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
Ele já fez cirurgia para retirar calos das cordas vocais.
O músico foi apresentador de dois programas de televisão. Em 1966, esteve à frente de Ensaio Geral, na TV Excelsior. Depois, com seus colegas de tropicalismo, comandou, na TV Tupi, Divino, Maravilhoso, que revelou o cantor e compositor Jorge Ben.
Em 1990, seu filho Pedro Gil, então baterista da banda Ego Trip, morreu em um acidente de carro.
Gil já gravou ao todo 66 trabalhos, entre LPs, EPs, CDs, singles e coletâneas.
Em 2001, ele foi nomeado embaixador da FAO, entidade da ONU responsável pela Agricultura e Alimentação no planeta.
Em 2003, o cantor assumiu a liderança do Ministério da Cultura do governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MEC divulga a lista de aprovados no Sisu do meio do ano


Sistema oferece mais de 30 mil vagas em instituições de ensino superior.
Matrícula deverá ser feita de 29 de junho a 9 de julho.

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (25) a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (veja link ao lado) para 30.548 vagas no segundo semetre em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais. A seleção é feita com base no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). VEJA OS APROVADOS NO SISU
O período de matrícula dos convocados será aberto na próxima sexta-feira (29) e será estendido até 9 de julho. O Ministério da Educação ampliou o período de matrículas de dois para sete dias úteis.
Lista de aprovados pode ser consultada no site (Foto: Reprodução)Lista de aprovados pode ser consultada no site (Foto: Reprodução)
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 13 de julho e as matrículas poderão ser efetuadas nos dias 17 e 18 de julho. Estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas poderão declarar interesse na lista de espera entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas instituições a partir do dia 24 de julho.
O Sisu registrou 642.878 estudantes inscritos, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação no sábado (23). As inscrições terminaram às 23h59 de sexta-feira (22).Como cada candidato pode optar por até dois cursos, foram registradas 1.245.437 inscrições.
Os estados com o maior número de inscrições recebidas são, respectivamente, Rio de Janeiro (245.716), Minas Gerais (166.162), Ceará (156.343), Maranhão (105.782) e Bahia (92.120).As instituições que mais receberam inscrições foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (152.196), a Universidade Federal do Ceará (108.574), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Curiosidades: Shrek

O filme Shrek é uma animação do DreamWorks, o estúdio fundado por Steven Spielberg. Conta a história do ogro que dá nome ao filme, cujo pântano onde mora é invadido por personagens da literatura infantil. Para ficar livre dos intrusos, ele faz um trato com o lorde Farquaad e tem que salvar a princesa Fiona de um dragão. Acaba contando com a ajuda de Burro Falante. O ogro tem hábitos repulsivos: come ratos tostados no espeto, fabrica velas com a cera do ouvido, toma banhos de lama e escova os dentes com a gosma retirada de lagartas espremidas. A sequência do longa estreou no Brasil em junho de 2004. O apresentador Pedro Bial dublou a voz de uma das personagens da história, a irmã Feia.


Fonte: Guia dos Curiosos

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Curiosidades: Machado de Assis

Machado de Assis faria aniversário hoje. Ele era bisneto de escravos e filho de Joaquim, um pintor de paredes mulato, e de Maria Leopoldina, uma lavadeira. Nasceu no Morro do Livramento, ficou órfão de mãe aos 3 anos e de pai, aos 11. Não frequentou escola e tornou­-se vendedor de balas na rua para a tia doceira. Machado de Assis é, sem sombra de dúvida, um dos maiores escritores da literatura, não só brasileira, mas, também, mundial. Para quem já leu qualquer coisa dele, é desnecessário dizer o quão genial ele era.
Pode-se dizer que o bruxo do Cosme Velho, como assim o definiu Drummond, além de literato, era filósofo, historiador e psicólogo, pois tamanho era seu saber a cerca dessas áreas. Mesmo não frequentando regularmente a escola, o autor de Dom Casmurro conseguiu absorver, através da leitura de livros dos mais variados temas, o máximo de conhecimento que pôde.
Seus livros, além de proporcionarem infinito prazer cultural a quem os lê, contém verdadeiras aulas de língua portuguesa. Machado de Assis conhecia o idioma de Camões como ninguém mais no mundo. Era um mestre das palavras. Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil, contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Fonte: Guia dos Curiosos/ Wikipédia

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Curiosidades: Manifestantes tentam acessar o Riocentro


Batalhão de Choque e Exército montam bloqueio para impedir passagem.
Grupo faz protesto contra remoção de famílias em diversas regiões.

Manifestantes que participam de um ato contra a remoção de famílias que vivem na Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio, tentaram acessar, por volta das 11h, o Riocentro, mas foram impedidos por um bloqueio montado pela Polícia Militar e pelo Exército.
O grupo, que ocupava nesta manhã as duas pistas da Avenida Salvador Allende, ficou a poucos metros de um dos principais acessos ao local onde chefes de estado se reúnem pela primeira vez durante a Rio+20. Mais de 100 policias e militares fizeram cordão de isolamento no local. Eles usam armas não letais e a cavalaria montada ajudou no policiamento.
Minutos após ocuparem a frente do bloqueio policial, o ministro Gilberto Carvalho chegou e tentou negociar com os índios. Em meio a palavras de ordem e empurra-empurra, ele conversou com os líderes do movimento e garantiu que uma comissão de indígenas seria recebida na tarde desta quarta-feira, para que as reivindicações do grupo fossem passadas ao governo.

A manifestação dos indígenas começou após o protesto contra a remoção das famílias que vivem na comunidade Vila Autódromo. Segundo um dos indígenas, da aldeia Mairowy, o grupo tentou acessar o Riocentro para falar com um representante do governo.
“Não queremos causar problemas. Nós queremos chamar atenção para as demarcações terras nossas, das leis que estão sendo violadas, de coisas que acontecem contra nós”, disse Darlison Apiacá.
De acordo com a CET-Rio, o acesso ao Riocentro nesta quarta-feira está causando retenção ao longo da Avenida Aberlardo Bueno. Por volta das 11h, as retenções chegavam ao autódromo.
Manifestação na Candelária
No período da tarde, às 15h, o Centro do Teatro Oprimido vai fazer uma passeata mostrando o momento político e estético através da teatralização. A manifestação, que reunirá vários movimentos sociais, começa na Candelária e vai até a Cinelândia, no Centro do Rio.
Entre as atividades da Cúpula que acontecem no Aterro do Flamengo, estão previstas: Gaia Education – Ecovillages and Transition Towns, um laboratório sobre Práticas Sustentáveis, que acontece na Tenda Maria Bonita (G), das 18h às 20h30 e ainda o workshop “Right to Water”, Territórios do Futuro / Direito à Água, organizado pelo Institute for Agriculture and Trade Policy, que será na Tenda Olga Benário, das 11h30 às 13h30.

(Para mais informações sobre o trânsito no Rio, você pode acompanhar as câmeras do G1 e consultar a tabela com as condições das principais vias.)
Fonte: G1.globo.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

Curiosidades sobre Chico Buarque


Em dezembro de 1961, aos 17 anos, Chico Buarque e um vizinho roubaram um Peugeot. Foram pegos pela polícia, apanharam muito e foram levados algemados. Passaram a noite no Juizado de Menores e só saíram na manhã seguinte, liberados por Miúcha, irmã de Chico. Durante 6 meses, ele ficou em liberdade condicional.
Chico ainda foi preso em outras 3 ocasiões: para comemorar a sua entrada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP, ele subiu na mesa de um restaurante em Itanhaém (SP) e começou a fazer um discurso enquanto atirava ovos nos outros clientes; junto com um grupo de amigos, derrubou um muro em Santos (SP); e provocou uma batida de carro, ainda que sem gravidade, em São Paulo.
Sistematicamente censurado, Chico adotou os pseudônimos Julinho da Adelaide e Leonel Paiva para aprovar algumas de suas composições. Quando a farsa foi descoberta, os censores passaram a exigir que toda letra apresentada viesse acompanhada de cópia da carteira de identidade do compositor.
Em sua música Pedro pedreiro, de 1965, a palavra esperando é repetida 36 vezes.
O nome do time de futebol criado por Chico é Politheama. Ele joga como centroavante. Na década de 1970, ele chegou a fazer um teste no time do Juventus, de São Paulo, mas não foi aprovado. Seu maior ídolo no futebol é o craque Pagão, que jogou no Santos.
Por ocasião do nascimento de Silvia, recebeu de presente do cantor Cyro Monteiro uma camisa para bebê do time de futebol Flamengo. Chico é torcedor do Fluminense. Ele respondeu à provocação escrevendo a canção Ilmo. Sr. Cyro Monteiro ou Receita para virar casaca de neném.
A escola de samba Mangueira o escolheu como tema de seu desfile em 1998. A homenagem valeu a pena: a Verde-Rosa sagrou-se campeã naquele ano.
O músico recebeu em 10 de setembro de 2004 o prêmio Jabuti de Livro do Ano de Ficção pela obra Budapeste. Os ganhadores da categoria levam, além de um troféu, 15 mil reais.

Fontes: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Curiosidades: José Saramago


José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922. Mas, em seus registros, consta o dia 18 como sua data de nascimento.
Seus avós, Jerônimo e Josefa, eram criadores de porcos. Sua mãe, Maria Piedade, trabalhava como faxineira. Os três, analfabetos. Seu único irmão, Francisco, morreu aos 4 anos.
Ganhou seu primeiro livro, “O Mistério do Moinho”, aos 11 anos.
Saramago estudou em um colégio técnico e, mesmo se formando como serralheiro mecânico, foi trabalhar em uma oficina de carros. Depois, ainda foi desenhista, funcionário da saúde e da previdência social, jornalista, redator e editor. A partir de 1976, passou a se dedicar exclusivamente à produção literária.
Publicou seu primeiro livro, “Terra do Pecado”, em 1947. O título dado por Saramago foi “A Viúva”, mas a editora achou pouco comercial e mudou o nome. Ele ficaria sem publicar pelos próximos 30 anos.
Em 1949, escreveu o romance “Claraboia”. A obra foi rejeitada pela editora e permanece inédita.
Em 1995, o escritor recebeu o Prêmio Camões, o mais importante dado aos escritores de língua portuguesa.
Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Saramago foi o primeiro, e até hoje único, autor de língua portuguesa a conquistar a honraria. Quando foi receber o prêmio, fez uma referência a seu avô no discurso: “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”.
Casou-se com a jornalista espanhola Pilar Del Rio em 1986. Quando se conheceram, Saramago tinha 63 anos, e Pilar, 36. O segundo e definitivo encontro do casal aconteceu às 16h. Em homenagem ao momento, diversos relógios da casa onde moravam estavam parados nesse horário.
Em 2008, o escritor português criou o blog "O Caderno do Saramago" para nele "escrever o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice."
José Saramago se emocionou com a adaptação para o cinema de seu livro "Ensaio Sobre a Cegueira". Ele assistiu ao filme junto com o diretor, o brasileiro Fernando Meirelles, e comentou: "Fernando, estou tão feliz por ter visto esse filme como estava quando acabei de escrever o livro." O livro é considerado a obra-prima de Saramago.
"Caim", lançado em 2009, é o segundo livro em que o autor aborda a religião católica. Antes, em 1991, ele havia lançado "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" — obra que conta, entre outras coisas, que Jesus perdeu a virgindade com Maria Madalena. O Vaticano criticou duramente as visões de Saramago acerca da religião católica. No lançamento de "Caim", Saramago comentou: "Sem a Bíblia, os seres humanos seriam provavelmente melhores".
Não era apenas o conteúdo dos livros de Saramago que gevara polêmica, mas também a forma. O escritor escrevia parágrafos longos sem nenhuma marca de discurso direto (dois pontos, travessão). No texto, havia pouca pontuação e, na mesma frase, o narrador podia interagir com o personagem. 
Ele se declarava “ateu e comunista”.
Saramago morreu em uma sexta-feira, no dia 18 de junho de 2010. Aos 87 anos, sentiu-se mal depois de tomar café da manhã e faleceu ao lado da mulher.

Fonte: Guia dos Curiosos

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Curiosidades: Os Simpsons


O cartunista Matt Groening criou "Os Simpsons" em 1987. Esta foi sua estreia no mundo dos desenhos animados.
Antes, ele era mais conhecido como autor da tirinha "Life in Hell" ("Vida no Inferno"), que desde 1977 é publicada em diversos jornais ao redor do mundo.
No começo, as histórias da louca família de Springfield, que satirizam os costumes da classe média norte-americana, consistiam em um segmento de 20 segundos veiculado no programa "The Tracey Ullman Show" do canal de televisão Fox. Bem-sucedida, ela acabou virando uma série independente em 17 de dezembro de 1989.
O episódio mais assistido de toda a história dos Simpsons é "Bart Gets an F" ("Bart Tira uma Nota Ruim"), que foi ao ar em 1990. Ao todo, 33,6 milhões de pessoas viram esse episódio.
Um ano depois, a Rede Globo comprou os direitos do desenho e começou a veiculá-lo no Brasil.
Em 2000, "Os Simpsons" conquistou a posição de comédia que mais tempo ficou no ar nos Estados Unidos, no horário nobre, com episódios inéditos. Desbancou "Os Flinstones", que permaneceu como campeão absoluto de 1960 a 1966.
A pintura e o intercalamento dos quadrinhos são feitos na Coreia do Sul, onde o custo é mais barato. Por isso, cada episódio demora, em média, seis meses para ficar pronto.
O criador dos Simpsons, Matt Groening, afirma que teve a ideia de chamar a cidade dos personagens de Springfield porque esse é o nome de cidade mais comum nos Estados Unidos. Por isso, não se sabe em que estado a família fictícia vive.
Existem 121 Springfields espalhadas pelos Estados Unidos. Algumas dessas cidades já eram famosas antes mesmo de "Os Simpsons" existir, como a Springfield de Illinois, cidade onde viveu Abraham Lincoln, e a Springfield de Massachusetts, conhecida como o berço do basquete.
Os personagens (Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie) têm os mesmos nomes dos familiares de Groening. Outros 300 personagens paralelos compõem o seriado.
Entre outras peculiaridades da série, está a referência frequente a artistas famosos, que já participaram também como dubladores. Fazem parte da lista Elizabeth Taylor, Michael Jackson, Magic Johnson, Sting, George Harrison e os integrantes da banda Aerosmith.
A série de animação comemorou seu 350º episódio com uma festa promovida pelo estúdio Fox em Los Angeles, no dia 25 de abril de 2005. O episódio, exibido nos Estados Unidos em 1º de maio, mostra a ocasião em que Homer, chateado com um buraco no teto de sua casa, vai a um bar afogar as mágoas. Lá conhece um bêbado, que promete ajudá-lo a consertar o telhado. Como ele nunca aparece, a família começa a achar que Homer enlouqueceu e o interna em um hospital psiquiátrico.
A personagem Marge Simpson beijou uma amiga na boca no episódio"How The Test Was Won" ("Como o Teste Foi Vencido"), em março de 2009. A cena se passou apenas na imaginação do marido, Homer Simpson.
Em fevereiro de 2012, estreou nos Estados Unidos o 500º episódio da série. Batizado de "At Last Long Leave", contou com a participação do jornalista australiano Julian Assange, o fundador do Wikileaks, que se envolveu em polêmicas ao divulgar documentos secretos do governo norte-americano na internet.

Fonte: Guia dos Curiosos

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Curiosidades: O Exorcista

O filme foi lançado na última semana de 1973, no Estados Unidos, e provocou filas que se estendiam por quarteirões ao redor dos cinemas.
As cenas da protagonista Regan (Linda Blair), que, possuída pelo demônio, proferia obscenidades, virava o pescoço, vomitava sobre o padre e se masturbava com um crucifixo causaram crises nervosas em diversos espectadores.
Além disso, padres e psiquiatras americanos relataram um aumento de pessoas que se diziam possuídas.
A produção foi um fenômeno tão grande que, na época, as revistas Times e Newsweek dedicaram extensas reportagens sobre o filme.
O efeito angustiante que se tem durante todo o filme é resultado do trabalho do diretor William Friedkin, adepto do cinéma-vérité (cinema verdade).
William peter, o autor do livro que deu origem ao filme, afirma ter se baseado em diários de um padre encarregado de um caso de exorcismo em 1949. Ao caso original do sacerdote, William diz ter acrescentado poucos detalhes.
O Exorcista - Versão do diretor foi lançado em 2000 nos Estados Unidos. Nessa reedição, foram acrescentados 11 minutos e algumas cenas, como a da menina Regan descendo as escadas de costas e de quatro.

Fonte: Guia dos Curiosos

Fala Sério?!



A história saiu na revista New Science: na tentativa de construir um equipamento que ajudasse a aliviar fortes dores nas costas de pacientes, o médico Stuart Meloy, dos Estados Unidos, bolou acidentalmente uma máquina de prazer. Ao colocar os eletrodos numa paciente, ela gemeu. A técnica do médico, que consiste em usar um eletrodo com precisão na coluna vertebral do paciente, acabou se transformando na "máquina do orgasmo". O dr. Meloy já patenteou o invento.

Fonte: Guia dos Curiosos

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Curiosidades: Fernando Pessoa


O poeta português Fernando Antônio Nogueira de Seabra Pessoa nasceu em Lisboa às 15h30 do dia 13 de junho de 1888.
Seu pai morreu de tuberculose quando ele tinha 5 anos.
Apesar de ter nascido em Portugal, morou por muitos anos em Durban, na África do Sul.
O autor ganhou o prêmio Rainha Vitória de estilo inglês com o texto que escreveu para o exame de admissão da Universidade do Cabo da Boa Esperança, onde estudou. Tinha 15 anos na época.
Trabalhou como tradutor de cartas comerciais para empresas estrangeiras. Em uma auto-biografia, escreveu que ser poeta e escritor não constituía uma profissão, "mas vocação".
Publicou apenas um livro em vida: Mensagem.
O poeta teve vários heterônimos (pseudônimos com personalidade e estilos de escrita diferente). Os mais famosos foram Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Entre os pouco conhecidos, está Alexander Search, um especialista em palavras-cruzadas.
Morreu às 20h30 do dia 30 de novembro de 1915, de complicações hepáticas. Seu último pedido foi que lhe passassem seus óculos.
A última frase escrita por ele antes de morrer foi "I know not what tomorrow will bring" (Eu não sei o que o amanhã trará).

Fonte: Guia dos Curiosos 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados


A data surgiu em São Paulo no dia 12 de junho de 1949, numa iniciativa da loja Exposição-Clípper. Foi uma adaptação do "Valentine’s Day" americano.
O publicitário João Dória, presidente de uma das grandes agências de publicidade de mundo, foi quem importou a iniciativa.
Os comerciantes da cidade apoiaram a ideia e propuseram a escolha da data para junho, época de baixas vendas na cidade. Foi escolhido o dia 12, por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Fonte: Guia dos Curiosos

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Casamento estilo Capa de Revista!



Quem nunca sonhou em ser capa de revista? E que noiva nunca quis que o dia mais importante de sua vida fosse uma matéria de capa nas principais mídias impressas e colunas sociais? Pois é essa uma das propostas da Cravos e Rosa. Atuando no segmento de identidade visual de eventos, que chega à Barbacena trazendo inovação no mercado de casamentos e festas da cidade e região.


Transformar o casamento em um evento fotojornalístico é uma forma diferente de eternizar toda a história do casal. Para isso foi criada a revista Bem Casado, que de uma maneira nunca vista, realiza uma cobertura do casamento (cerimônia, festa, casamento civil), além de contar toda a história dos noivos. Através de pesquisas que envolvem desde coleta de fotos até entrevistas com os parentes e amigos próximos, é possível reunir um material rico e memorável, retratando detalhes e peculiaridades referentes ao casal, como a cor favorita, o primeiro beijo, o dia em que se conheceram, como foi o pedido de casamento, entre outros detalhes que merecem ficar na lembrança de maneira concreta.


A revista Bem Casado não é distribuída em bancas, ela é única e exclusiva para o casal. Os noivos tem total autonomia para escolher o número de exemplares, que pode ser de um à cem unidades, podendo optar em guardar como uma recordação que relata um dia tão especial, e que reconta cada detalhe da bela história do casal e podendo ser adquirida também com a finalidade de presentear amigos e parentes, utilizando como lembrança do casamento.


A empresa ainda atende à outros segmentos como formaturas, bodas, festas de 15 anos, além de eventos empresariais cuja intenção é registrar de maneira inovadora os momentos mais importantes na vida de cada pessoa.


Os noivos e noivas que se interessarem em ter seu casamento registrado e capa de uma revista exclusiva, podem entrar em contato nos telefones (32)8865-4095 ou (32)8864-4016 ou pelo site www.cravoserosa.com.br,podendo também visitar o blog cravoserosa.blogspot.com,ressaltando que a Cravos e Rosa conta também com representantes em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Curiosidades : Sônia Braga

Hoje é o aniversário da atriz Sônia Braga. Ela despontou na televisão em 1967. Tinha 17 aninhos e participava do programa "O Mundo Encantado de Ronnie Von", na TV Record. Sônia era a fadinha que lia as cartas dos telespectadores. O ator Antônio Fagundes confessou que deu apenas um beijo de língua de verdade na TV. Foi nela, durante a novela "Dancing days". Todos os outros foram de mentirinha.


Fonte : Guia dos Curiosos

Escola Municipal José Felipe Sad se destaca na 1ª FECIB.



Entre os dias nove e dez de maio, Barbacena foi palco da 1ª Feira Científica de Barbacena (1ª FECIB), realizada no Instituto Federal de Educação, Campus Barbacena. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a Secretaria da Educação Básica (SEB), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Os destaques na 1ª Feira Científica de Barbacena foram os diversos trabalhos científicos apresentados por pesquisadores de toda região. Ao todo, foram 50 trabalhos do ensino fundamental, médio e superior das escolas da rede pública e privada de Barbacena.


As escolas de ensino fundamental da cidade participaram com a apresentação de diversos projetos, contando também com a participação de seus alunos. A escola Municipal José Felipe Sad, localizada no bairro Santa Cecília, apresentou o projeto: “Lixo: Produção Humana que compromete a saúde do Universo”, de autoria da professora Betty Ferreira da Silva Candian, com a colaboração das professoras Paula Roberta Cobuci e Claudia Mara Veloso.


Esse projeto discutiu a questão ambiental e objetivou promover um momento de aprendizagem e integração da comunidade escolar, com a participação de alunos, famílias e funcionários, com a realização de oficinas de reciclagem (papel machê e sabão). Juntos, perceberam a importância do papel individual no cuidado com o planeta.


Durante estas oficinas pode-se observar que a educação versus ação, realmente é um ótimo caminho para o desenvolvimento de habilidades e competências no aluno. Além de promover a conquista da autonomia e cidadania de cada um.




A temática do projeto “Lixo: Produção Humana que compromete a saúde do Universo”, que contou com a participação de 32 crianças, alunos da educação básica da Escola Municipal José Felipe Sad, foi relevante. Por isso o projeto foi classificado na segunda colocação, na categoria Ensino Fundamental, da 1ª FECIB - IF Sudeste, Campus Barbacena. “A princípio, nosso objetivo era somente apresentar o trabalho numa tentativa de valorizar os alunos e seu empenho nas atividades. Contudo, a classificação em 2º lugar na categoria Ensino Fundamental muito nos alegrou e surpreendeu, pois nossa escola é muito tradicional, com quase 50 anos de existência, e esse prêmio vem destacar todo empenho da equipe de professores, alunos e colaboradores de nossa escola”, afirmaram as organizadoras do projeto.


Escola Municipal José Felipe Sad


Localizada à praça Dr. Manoel Possa, s/nº, bairro Santa Cecília, a Escola Municipal José Felipe Sad, atualmente gerida pela professora Maria Aparecida Brígido Fulgêncio (a qual inscreveu a escola para participar da 1ª FECIB), foi criada em 24 de junho de 1965 pelo Decreto nº 8.388 e entregue oficialmente em 11 dezembro do mesmo ano.


O Grupo Escolar José Felipe Sad veio agregar valores à comunidade barbacenense. Construída, em parceria, pelo 9º Batalhão da Polícia Militar e o Rotary Club de Barbacena, a escola apresentava como lema o serviço à infância, ao ensino, à educação e à Pátria. A designação José Felipe Sad foi uma honrosa homenagem ao centenário de seu nascimento, por sua colaboração com o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade.
Desde então, a escola tem sofrido modificações estruturais e pedagógicas com o intuito de melhor atender e servir aos moradores do bairro Santa Cecília e comunidades vizinhas, participando ativamente de sua formação e desenvolvimento sociocultural.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curiosidades


Liga da Justiça

A turma de super-heróis mais poderosa do mundo apareceu pela primeira vez em 1960. Na época, a editora DC Comics tentava encontrar uma maneira de vender mais quadrinhos e a solução foi reunir os principais personagens da casa na "Liga da Justiça da América".
Criada por Gardner Fox e Mike Sekowsky, fez sua estreia no número 28 da revista "The Brave and The Bold" ("Os Bravos e os Destemidos").
A Liga da Justiça foi inspirada nos quadrinhos da Sociedade da Justiça da América, publicados pela primeira vez em 1940. A organização reunia Joel Ciclone (o Flash Original), Lanterna Verde, Falcão da Noite, Homem-Hora, Sandman - Mascara do Mistério, Senhor Destino, Espectro e Átomo. Batman e Super-Homem faziam aparições ocasionais.
Teve várias formações. O grupo originalmente era composto por Aquaman, Canário Negro, The Flash e Lanterna Verde. Depois se juntaram a eles Mulher-Maravilha e Batman. O Super-Homem nunca foi um membro efetivo, mas ajudou os heróis diversas vezes.

Em 1973, a emissora norte-americana ABC lançou o desenho animado "Superamigos", baseado nos quadrinhos da Liga. Alguns personagens foram criados só para a animação. Entre eles estão Apache, Vulcão Negro, Samurai , El Dourado e Giganta.

Fonte : Guia dos Curiosos

Expomalhas movimenta Barbacena e toda região.




Barbacena recebe entre os dias primeiro e 10 de junho 12º Edição da tradicional Feira de Malhas, Lãs e Cia. “Expomalhas”, no Ginásio Sílvio Raso, diariamente, de 14 às 22 horas.

Neste ano a Expomalhas traz à Barbacena mais de 30 stands, compostos por malhas, tricô, modinha, calçados, moda indiana, jaquetas em couro e variedades de todas as estações.

Esse considerável número de stands se dá em função da existência de uma importante demanda de público de toda região, compondo mais de 500 mil pessoas, quem tem a possibilidade de conhecer as novidades do mercado de malhas, lãs, tricô, dentre outras, para todos os públicos, sejam homens, mulheres e também para as crianças.

Na Expomalhas o que chama a atenção do público são os preços dos produtos, que, em média ficam cerca de até 60% mais barato do que os mesmo produtos em lojas comerciais da região.

Os fabricantes expositores vêm de diversas regiões do Brasil, principalmente do circuito das malhas como: Jacutinga, Ouro Fino, Monte Sião, Socorro e Serra Negra, todas as cidades referencia do que diz respeito à malhas em geral.

De acordo com o organizador da Expomalhas, Carlos Mariz, a expectativa de público é de aproximadamente 12 mil pessoas em todo o evento, tanto pessoas de Barbacena como em toda região. “A Expomalhas é uma das maiores feiras de malhas de todo Brasil e o público da cidade e região só tem a ganhar com a variedade de produtos, diretamente dos fabricantes”, informou Carlos.

Mais informações sobre o evento com a organização, pelos telefones (31)9617-4016 (oi) e (31)9294-4040 (Tim). A entrada é franca.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Curiosidades: Erasmo Carlos (1941)

Erasmo Carlos (1941)

Erasmo Esteves nasceu no bairro da Tijuca, na zona Norte do Rio de Janeiro. Ele mudou o nome para Erasmo Carlos depois que conheceu Roberto Carlos e fizeram a primeira parceria. Seu apelido era "Tremendão".
Antes de ingressar na carreira artística, Erasmo teve vários empregos. No primeiro, como porteiro de uma fábrica de aço, foi flagrado dormindo em serviço e despedido. Depois, como cantor em eventos do Serviço de Alimentação da Previdência Social, decepcionou ao tocar rock’n roll para os senhores que esperavam samba. Também foi encarregado de manter as mesas limpas em um escritório de advocacia, mas sempre esquecia de limpar debaixo dos telefones. Contratado para vender artigos femininos, Erasmo ficava encabulado de tocar campainhas para oferecer roupas íntimas. Ele se encontrou quando passou a ser secretário particular do disk jóquei e compositor Carlos Imperial.
Erasmo conheceu Roberto Carlos no fim dos anos 50, em um show do cantor Bill Haley, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A primeira parceria dos dois foi nas músicas Splish Splash e Parei na contramão, que Roberto lançou em agosto de 1963 pela gravadora CBS. O bolachão de 78 rpm (rotações por minuto) também tinha a participação de Renato e seus Blue Caps. O disco vendeu 7.500 cópias, um número que na época era considerado bastante elevado. Por causa do sucesso, Carlos Imperial sugeriu que Erasmo Esteves adotasse o nome artístico de Erasmo Carlos, para combinar com Roberto.
Uma parte da música Parei na contramão, de Roberto e Erasmo Carlos, foi feita dentro de um ônibus.
Em 1959, Erasmo entrou para Os Sputniks, formado por Roberto Carlos, Tim Maia, Arlênio Lívio, Edson Trindade e José Roberto "China". Um desentendimento entre Tim Maia e Roberto Carlos fez o grupo acabar.
Erasmo aprendeu os primeiros acordes do violão (lá maior, ré e mi) com Tim Maia.
O primeiro compacto solo de Erasmo foi lançado em 1964, pela RGE.Jacaré, que seguia o estilo surf music, trazia parcerias com Roberto Carlos nas músicas Jacaré e Terror dos namorados. Na capa do compacto, Erasmo aparece com uma prancha de surf bem pequena. A intenção era imitar o LP dos Beach Boys, mas a produção não conseguiu encontrar as pranchas grandes, chamadas longboards.
Antes de ser considerado "acidentalmente envolvido" em um caso com garotas menores de idade, Erasmo foi impedido de fazer shows no interior de São Paulo, em 1966. As cidades afixavam placas na entrada com os dizeres: "Aqui você não entra, pode voltar!" e "Em solidariedade ao Juiz de Menores do Rio, nosso juiz proibiu você de se apresentar aqui". A confusão começou quando duas garotas de São Paulo apareceram no aniversário de Carlos Imperial, em Copacabana. Elas foram presas pela polícia perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro. A imprensa espalhou que o dono da festa tinha promovido uma orgia e o Juizado determinou que os envolvidos fossem vigiados.
Aproveitando o sucesso, Erasmo Carlos lançou uma guitarra infantil de 60 cm que tinha até amplificador. O brinquedo ficou conhecido como "a tremendinha". Ele também entrou como sócio de uma boate na Praça da República, em São Paulo, e do "Restaurante Tremendão".
Erasmo e Roberto Carlos brigaram uma vez. Em um programa com Wilson Simonal, Erasmo foi homenageado como compositor, mas não disseram que as músicas eram feitas em parceira com Roberto. A situação criou um atrito entre os dois e eles ficaram sem se falar por uns seis meses.
Em dezembro de 1995, a ex-mulher de Erasmo, Narinha, se suicidou tomando cianureto. Havia quatros anos que o casal estava separado.

Fonte: Guia dos Curiosos

Mercado da beleza exige empresas qualificadas.



O mercado da beleza no mundo representa milhões de dólares em negócios, marketing e pesquisas. Já no Brasil, segundo especialistas, esse mercado é um dos mais fortes, com grandes empresas, anunciantes, com diversas campanhas para aumentar a demanda e levar ao público consumidor, produtos de primeira linha.

A Dalsan Naturallis Cosméticos é uma indústria que tem por objetivo atender a essa demanda do público, principalmente no que tange ao tratamento capilar. Nesse aspecto a indústria oferece produtos com matérias-primas selecionadas para garantir sucesso no tratamento dos fios danificados por processos agressivos como tinturas e alisamentos. A linha é completa, com limpeza, condicionameto, hidratação, reconstrução e finalização.

Os produtos Dalsan Naturallis se preocupam com a saúde dos cabelos, dessa forma a empresa busca na natureza os princípios ativos essenciais para restauração da fibra capilar, bem como dos cabelos, masculinos e femininos de maneira geral.
De acordo com a assessoria de imprensa da Dalsan Naturallis, como o mercado da beleza é exigente para os produtos, também é exigente para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho e, para isso, dependem de uma boa imagem pessoal.
Segue abaixo informações sobre alguns produtos da Dalsan Naturallis para o tratamento capilar.

Linha Queratina

Queratina: Proteína encontrada nos cascos e chifres de animais; unhas humanas, pele e cabelo também apresentam Queratina em sua constituição. Esta proteína penetra nos fios, revitalizando os cabelos, equilibrando a porosidade.

Curiosidades: A queratina é uma proteína que compõe a estrutura dos fios dos cabelos, é muito afetada por fatores naturais tais como o sol, vento, poluição e produtos de transformação química. Formulações a base de queratina devolvem a força, a firmeza e a proteção á fibra capilar. A queratina é sem dúvida muito importante para o cabelo, esta recobre as escamas da fibra capilar perdidas principalmente durante processos químicos, devolvendo vitalidade e brilho para as madeixas.
Uma proteína é uma sequência de aminoácidos. A queratina é formada por cerca de 15 aminoácidos diferentes, que se repetem e interagem entre si. Como exemplo, podemos citar a tirosina (responsável por atrair e reter pigmentos) e a cistina (liga as estruturas que dão forma ao fio).

Função da Queratina nos Cabelos: Hidrata os fios do cabelo, proporcionando brilho, reconstruindo a fibra capilar e protegendo os fios da raiz até as pontas. Atua como uma massagem corrida, preenchendo as fissuras ocasionadas por processos externos (físicos e químicos). A perda de queratina ocorre diariamente, seja de forma natural ou acelerada por agressões. Neste caso, as agressões abrem as escamas dos fios, expondo o interior da estrutura capilar, o que resulta na perda de nutrientes e da própria queratina. Por esses fatores, a reposição da queratina capilar é importante para que os cabelos se mantenham fortes e com vida.

Indicações: Tratamento de cabelos enfraquecidos, danificados quimicamente (tinturas, alisamentos, permanentes, relaxamento, etc.), ressecados, sem vida, sem brilho. Seu uso também é indicado para cabelos expostos continuamente a secadores e chapinhas.

Shampoo: Contém em sua fórmula D’Pantenol (vitamina do complexo B) que é um importante nutriente de ação condicionadora. Indicado para todos os tipos de cabelos, principalmente os danificados por processos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, permanentes). Sua ação permite uma lavagem eficaz, retirando o excesso de resíduos químicos sem agredir os fios.

Condicionador: Formulação rica em vitaminas, indicada para facilitar a penteabilidade, devolver o brilho e a maciez aos cabelos danificados, e também repor as proteínas dos fios, em especial a queratina.

Creme de Silicone: Apresenta em sua formulação queratina, silicone e filtro solar. É indicado para cabelos danificados, contém óleos de silicone que formam um filme protetor nos fios promovendo um sensorial sedoso e macio, ajudam na penteabilidade, restauram os cabelos quebradiços e une as pontas duplas. Pode ser usado nos cabelos úmidos ou secos, também indicado antes de fazer escova, ajudando a modelar o penteado. Protege os fios dos efeitos nocivos como o vento, poeira, cloro, poluição. Seu uso constante confere maciez e umectação aos fios.

Máscara de Tratamento: Restaurador, regenerador, doador de brilho. Contendo em sua formação D’Pentanol e Manteiga de Oliva, o primeiro atua como condicionador, auxiliando na renteção da umidade dos fios, evitando o ressecamento e a formação de pontas bipartidas. A manteiga de Oliva apresenta excelentes propriedades umectantes, emolientes e amaciantes, assim promove suavidade e maciez aos cabelos étnicos e cabelos tratados quimicamente. Esta máscara nutre e hidrata os cabelos danificados garantindo maciez e brilho.

Queratina Líquida: Usada para queratinização, hidratação e cauterização capilar. A queratina penetra nos fios, aumentando a força e a elasticidade dos fios, protegendo e recuperando a fibra capilar dos danos causados por processos químicos (tinturas, permanentes, alisamentos...) e fatores externos, como o sol, poeira, vento... Proporciona brilho e maciez aos fios. Este tratamento é indicado para todos os tipos de cabelos.

Reparador de Pontas: Forma um filme protetor nos cabelos, proporcionando um sensorial sedoso e macio. Restaura as pontas duplas, o brilho e confere melhor penteabilidade aos fios, além de força e proteção

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pelé : Curiosidades


Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações (MG), no dia 23 de outubro de 1940 (apesar de em seu registro constar dia 21).
Sua família deixou Minas Gerais quando Pelé tinha três anos e foi para Bauru, interior paulista.
Seu primeiro apelido futebolístico, no time do Baquinho, de Bauru (SP), foi Gasolina. Foi ele mesmo quem criou, involuntariamente, o apelido de Pelé. Ainda criança, acompanhava o pai nos jogos do Vasco, da cidade mineira de São Lourenço, e acabou fã do goleiro Bilé. Nas peladas de rua, proclamava: "Eu sou o Pilé", trocando uma das letras do nome de seu ídolo. E Pelé ficou.
Em 1966, a rua em que Pelé nasceu ganhou o seu nome. Quatro anos depois, com a conquista do tricampeonato mundial, a prefeitura homenageou seu ilustre filho com uma estátua em praça pública.
No Maracanã, há uma placa comemorativa por um gol extraordinário de Pelé, contra o Fluminense, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. Taí a origem da expressão "gol de placa".
Na partida contra o Vasco em 19 de novembro de 1969, Pelé se preparou para cobrar um pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo. A partida era válida pela Taça de Prata. Pelé fez seu milésimo gol, sobre o goleiro argentino Andrada. A partida acabaria ali, com 2 a 1 para o Santos. Pelé dedicou o jogo às crianças do Brasil.
Em sua homenagem, o armário número seis do vestiário principal da Vila Belmiro, que ele usava, está trancado para sempre. Ali dentro o jogador deixou três pares de tênis, dois de chuteiras, um chapéu de couro e um colete, desde que se despediu do Santos em 1974.
No dia 15 de maio de 1981, em Paris, Pelé recebeu o título de "Atleta do Século", conferido pelo jornal francês "L’Équipe", depois de uma pesquisa junto aos 20 mais importantes jornais do mundo. Pelé teve 178 votos contra 169 do atleta norte-americano Jesse Owens, segundo colocado.
Ao chegar no Santos, quando tinha 15 anos, Pelé recebia o equivalente a 75 dólares por mês. Em pouco tempo, o clube aumentou o seu salário para 600 dólares. O Rei do Futebol tem hoje um patrimônio pessoal de 25 milhões de dólares e sua imagem movimenta o equivalente a 200 milhões de dólares anuais.
Apesar de ter feito fama no Santos, Pelé vestiu outras camisas — em jogos comemorativos ou mesmo profissionalmente. Entre elas estão as do Cosmos (de Nova York), Vasco e Flamengo.
Pelé já jogou como goleiro. Foi na partida Santos 4 x 3 Grêmio — com três gols de Pelé —, pela Taça Brasil de 1963, disputada no Pacaembu em 19 de janeiro de 1964. O goleiro Gilmar recebeu um cartão vermelho e Pelé o subistituiu.
A rainha Elizabeth II concedeu ao atleta o título de "Sir" em 3 de dezembro de 1997. Ela já possuía a Cruz da Ordem da República Húngara, que lhe foi ofertada em 1994.
Em 2004, ele publicou, a pedido da Fifa, uma lista com os 120 maiores jogadores vivos. A relação causou polêmica: incluía mais franceses e italianos do que brasileiros.
Foi lançado em junho de 2004 um filme chamado "Pelé Eterno" sobre a carreira do jogador. O longa mostra gols e lances marcantes do supercraque. Os que não tinham registro em vídeo foram reproduzidos por meio de computação gráfica.

Fonte : Guia dos Curiosos