JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

A Importância de vacinar seu animal

Vacinar é induzir o organismo do seu animal, através de alguns elementos que chamamos de antígenos, os quais estimularão o sistema imunológico do cão ou do gato a formar células, que irão agir como soldados, a fim de, defender o organismo contra o ataque de determinadas doenças, que podem causar a morte do seu bichinho querido. Os animais devem ser vacinados desde  pequenos – 45 a 60 dias de vida e a dose deve ser repetida anualmente. (em filhotes deve-se fazer uma dose ao mês, durante 3 meses).
As vacinas disponibilizadas no mercado fornecem proteção contra várias doenças. As doenças mais comuns e que mais matam os nossos cães são: LeptospiroseParvoviroseHepatite InfecciosaCinomoseCoronavírusParainfluenza e Raiva. Sendo a Leptospirose e Raiva doenças classificadas como Zoonoses (doenças que o cão poderá transmitir ao homem ou vice-versa). Nos gatos, as doenças mais acometidas são: PanleucopeniaRinotraqueiteCaliciviroseLeucemia Felina e Raiva.
Doenças como estas são altamente contagiosas e a raiva, em particular, tem origem em animais como os morcegos ou as raposas. Logo, a vacinação irá também dar mais liberdade ao seu animal, pois ele poderá fazer com maior segurança aquilo de que mais gosta: brincar e passear.
As vacinas possuem grandes diferenças no que se diz respeito à qualidade. É triste dizer, mas vacinas nacionais não fornecem grande proteção aos nossos amiguinhos como as vacinas importadas.
O efeito da vacina importada é seguramente confiável, ocorrendo pouquíssimos casos de animais vacinados que ainda assim contraem doenças as quais a vacina protegeria. Quem utiliza vacinas nacionais, geralmente, são pessoas que não estão habilitadas a realizar tal procedimento, que é o caso dos balconistas de pet-shop e lojas de ração em geral. São pessoas leigas no assunto, que não sabem diagnosticar se um animal está com febre, triste ou com qualquer outro sintoma que não permita que este seja imunizado. Animais com doenças incubadas nunca devem ser vacinados, visto que o fato acarreta na aceleração do processo de instalação viral pelo organismo, ou seja, os sintomas aparecem mais cedo e com maior intensidade.
Desse modo, alguns fatores como: tecnologia da vacina, acondicionamento, transporte, forma de manipulação, temperatura e avaliação clínica prévia fazem a diferença entre vacinar e imunizar um anima,fazem a diferença entre vida e morte.
Agora que você já sabe, não vacine seu animalzinho com qualquer pessoa, você pode estar deixando de salvar a vida dele ou pior, pode ter uma surpresa desagradável poucos dias após realizar esta “vacina”!

 Na É O BICHO você encontra vacinas importadas, veterinários capacitados e o carinho que seu amigo merece.


Fonte:Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário