JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Benefícios do Aleitamento

A amamentação ao seio traz uma grande quantidade de benefícios para a mãe e para sua criança. O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó). O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.

O aleitamento materno tem várias vantagens para a mãe, tais como: 
 
Reduz a incidência de câncer de mama, Protege a mulher contra a osteoporose, Torna mãe e filho mais íntimos.
Entre as vantagens para o bebê estão: 
Redução da incidência de doenças alérgicas, como alergias alimentares e asma, redução da ocorrência de diarréia, reduz a incidência de diabetes, redução no número de internações hospitalares, redução na ocorrência de otite média, redução na ocorrência de infecções respiratórias, melhora o desenvolvimento mental do bebê, É mais facilmente digerido, amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo. Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas, o ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.
Além das vantagens do aleitamento, somente em raríssimas ocasiões - como na mãe portadora do vírus HIV - ele está contra-indicado.
Na imensa maioria das vezes, todas as dificuldades referentes à amamentação ao seio são de fácil solução, desde que consultada a pessoa adequada. Mesmo a mãe que trabalha fora pode continuar oferecendo o seu leite como alimento à sua criança, basta que o esgote e armazene.
Também é verdade que existem outras formas de alimentarmos nossas crianças e a escolha do alimento mais adequado deve levar em consideração toda a estrutura de vida e crenças da família.
Podemos também oferecer alimentação mista (leite materno e fórmula) à criança.
É muito importante, contudo, que a mãe tenha consciência de que a amamentação ao seio é uma das experiências mais gratificantes para a imensa maioria das mulheres e que devemos fazer todas as tentativas para que ela seja mantida durante o máximo de tempo possível. 

  
Quem pode ser doadora de leite humano?
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de  apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Importância de doar leite materno
A doação de leite materno é importante porque ajuda a salvar a vida de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Evidências científicas demonstram que o recém-nascido prematuro e/ou doente tem mais chances de recuperação e, conseqüentemente, de uma vida mais saudável se a alimentação exclusiva com leite humano for possibilitada durante o período de privação da amamentação, ou seja, quando ele está internado ou não pode ser amamentado pela própria mãe. Com o leite materno o bebê se desenvolve com saúde e fica protegido de infecções

Fonte:Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário