JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dr. Wagner Moreira alerta sobre a importância da saúde bucal para a melhoria da qualidade de vida

A principio devemos considerar a boca como a porta de entrado de tudo quanto comemos e bebemos; enfim a digestão começa pela boca. A atuação dos dentes para mastigar e triturar os alimentos é muito importante para digestão. A saliva ajuda a formar o bolo alimentar que é deglutido. Assim bons dentes desempenham a função em condições mais favoráveis que dentes estragados.
Outra consideração é o grau de destruição dos dentes que, se muito cariados, podem provocar focos de infecção que em condições especiais ( baixa resistência orgânica - imunodeprimidos) podem acometer outros órgãos pela via sistêmica - septicemia- ou seja- a bactéria é levada do foco infeccioso através da corrente sanguínea para outros pontos do corpo. A gengiva também deve ser saúdavel pelo mesmo motivo acima citado e também porque ajuda a sustentar os dentes nas arcadas.
Além de saúde, a aparência também está ligada a um belo sorriso que influi diretamente na auto-estima e saúde psicológica. Enfim cuidar dos dentes e, sobretudo cuidar do corpo todo como quem cuida de uma morada é um ato de amor. Só quem se ama pode amar alguém!
Na boca é comum haver mais de 400 tipos de bactérias, imagina se não for cuidada!
Como foi dito, uma má higiene bucal pode prejudicar o organismo como um todo: Coração, sangue... tudo pode ser prejudicado. Sem falar que a pessoa além de correr o risco de perder os dentes. Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes, gengivas e parte óssea saudáveis.
Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Como isso acontece? A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sanguínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

Os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica também pode ser um fator de risco para a diabete.
De que maneira? Bem, a gengivite pode fazer com que as bactérias entrem na corrente sanguínea e ativem as células que produzem os sinais biológicos da inflamação, e que têm um efeito destrutivo no organismo. No pâncreas, as células responsáveis pela insulina podem ser danificadas ou destruídas. Com isso, pode surgir a diabete Tipo 2, mesmo em pessoas que não têm outros fatores de risco com relação à diabete.
Outra causa de problemas na gengiva é a má oclusão que, além dos males a saúde, a má posição dentária compromete a estética e, em uma sociedade moderna onde a busca pela beleza perfeita é essencial, a auto-estima pode ser afetada pelos famosos dentes encavalados . Entretanto, é uma anomalia que pode ser corrigida. Existem diferentes técnicas que levam a resultados satisfatórios, que vão desde o tratamento ortodôntico (uso de aparelhos móveis ou fixos) até cirurgias de correção chamadas de ortognática, que reposiciona os maxilares.
A má oclusão dental é resultado de vários fatores, tais como herança genética onde a criança herda o tamanho dos dentes do pai (grandes) e o tamanho dos maxilares da mãe (pequeno), favorecendo a má oclusão pelo pouco espaço nos ossos para os dentes grandes. A presença de hábitos bucais também são fatores determinantes, como, por exemplo, chupar o dedo, empurrar a língua entre os dentes, entre outros.
Existem inúmeras causas para os dentes tortos. Todavia, o importante é saber a causa e proceder com o tratamento adequado. Em breve, mais dicas e notícias sobre como manter um sorriso saudável e contribuir para toda a saúde do corpo.
O Dr. Wagner Nunes Moreira é dentista professor do curso de especialização em Implantodontia e diretor clínico/científico do Centro de Implantes e Ortodontia, no Plaza Shopping, 3º Piso.

Para saber mais ou agendar sua consulta sem compromisso, acesse: www.cimplo.com.br ou ligue 3331-7117.

Fonte: Jornal Folha de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário