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quinta-feira, 25 de abril de 2013

Supera informa: Treinar a memória pode melhorar o QI


Estudos mostraram que é possível estimular o cérebro de crianças para melhorar a memória de curto prazo, também conhecida como memória de trabalho. Este assunto foi estudado no Japão para ver como a ginástica cerebral pode aumentar a capacidade de memorização e como isto pode estar relacionado ao QI.
Crianças de 6 a 8 anos exercitaram o cérebro dez minutos por dia, durante dois meses. O treinamento era simples e consistia em apresentar à criança um dígito ou uma palavra por segundo, com um segundo de intervalo entre cada item: por exemplo a sequência 5, 8, 4, 7, seguida das perguntas “Onde apareceu o quatro na sequência?” ou “Qual era o terceiro item da sequência?”. Os estudantes tiveram de praticar, gravando as sequências na memória de trabalho.
Com a prática, eles aumentaram o número de itens de 3 para 8. Após o treinamento, os pesquisadores aplicaram outro teste de memória de trabalho. Os resultados indicaram que a memória de trabalho influenciou resultados do teste de QI. É isso, crianças com maior capacidade de memória de trabalho geralmente têm QI mais elevados.
Quando alguns alunos do primário foram submetidos a testes de inteligência, os resultados mostraram que o nível de inteligência aumentou 6% em um ano, contra 9% no grupo que recebeu estímulos para a memória. Os efeitos da ginástica cerebral para a memória foram ainda mais evidentes em alunos do ensino fundamental, com 12% de ganho no QI no grupo que recebeu estímulos, comparado a 6% de ganho nos demais. Como esperado, a criança com maior nível de QI foi a melhor nos testes de memória de trabalho.
Em conclusão, a ginástica cerebral pode melhorar a memória de trabalho e também aumentar o nível de inteligência (QI), ao menos em crianças.

Artigo do Dr. Bill Klemm, da Universidade A&M do Texas, professor e neurocientista.



 Fonte: Jornal Folha de Negócios

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