JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ao completar 65 anos, Emater-MG investe na modernização de sua gestão e qualidade do serviço prestado




No dia 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Emater-MG completa 65 anos de fundação. A Empresa tem trabalhado para promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a qualidade de vida dos mineiros e mineiras. Buscando melhorar ainda mais o serviço prestado, a Emater-MG tem investido na qualidade de atendimento e na modernização de sua gestão. A solenidade acontece às 15h, no auditório Juscelino Kubitschek, no edifício Gerais, na Cidade Administrativa, Belo Horizonte. A cerimônia* será marcado por homenagens aos funcionários e premiações.
Os funcionários com 40 e 50 anos de serviço serão homenageados. Eles receberão medalhas pela dedicação à assistência técnica e extensão rural. Também será entregue a medalha Mérito da Extensão Rural. Haverá ainda a premiação dos vencedores estaduais do MelhorAção. O projeto foi criado pela Emater-MG e valoriza as ações de melhoria desenvolvidas pelos funcionários e que tenham obtido resultados significativos na rotina da Empresa. Serão premiados os três primeiros lugares. Encerrando a cerimônia, às 16h30, será realizado o Café Colonial. O evento é organizado pela Emater-MG e serão oferecidos os mais diversos produtos da agricultura familiar para a degustação dos participantes da solenidade.
 Atuação
A Emater-MG está presente em 793 municípios de Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. Os extensionistas orientam dos agricultores, oferecendo todo o suporte técnico para que eles obtenham sucesso em suas atividades. A previsão é que, em 2013, a Emater-MG atenda cerca de 400 mil agricultores familiares.
Para o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, a Empresa tem contribuído para fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais qualidade no atendimento ao agricultor. “É importante intensificarmos a atuação da Empresa nas principais cadeias produtivas, como café, leite e derivados, e também investirmos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Também não podemos deixar de valorizar a sustentabilidade, de forma a promover a assistência técnica e extensão rural levando em conta as necessidades das gerações atuais e a capacidade de atender as futuras gerações”, afirma.
 Modernização
A Emater-MG tem investido no aprimoramento dos seus processos de gestão, qualificando suas atividades e buscando capacitar e valorizar seus funcionários. Em 2013, ocorreu a revisão do planejamento estratégico da Empresa. Por meio deste, são criados programas, ações e objetivos a serem realizados em longo prazo. O planejamento estratégico dá um direcionamento claro à empresa e a mantém alinhada com as orientações do governo Estadual. Para a revisão, foi promovido uma amplo debate entre os funcionários da Empresa. As metas e ações definidas serão executadas a partir de 2014.
De acordo com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, o planejamento estratégico irá ajudar a levar assistência técnica de qualidade a todos os municípios mineiros. “O compromisso da Emater–MG é tornar Minas o melhor Estado para se viver, com prosperidade, qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade”, afirma.
Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café, Minas Leite, Minas Sem Fome e o Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.

Iniciado em 2007, o Certifica Minas Café é um programa do governo estadual e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) por meio da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A ideia é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação. Até novembro de 2013, o Certifica Minas Café atingiu a marca de 1.634 propriedades cafeeiras certificadas e 2.137 cadastradas.
O Minas Leite, lançado em 2005 pelo governo do Estado, tem o objetivo de modernizar a cadeia produtiva do leite e agregar valor ao produto. Por meio do programa, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater–MG. Até novembro de 2013, o Minas Leite cadastrou 1.159 propriedades em 395 municípios.
“Este trabalho de décadas desenvolvido pela Emater-MG é fundamental para o sucesso das ações do Estado junto ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar. Buscamos garantir a sustentabilidade da atividade no campo, com benefícios econômicos e sociais”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.
*As comemorações dos 65 anos da Emater-MG acontecerão durante todo o dia. A programação é extensa e inclui reunião da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Mostra da Extensão Rural, entrega de insumos do programa estadual Minas Sem Fome e uma homenagem à Empresa feita pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Os eventos realizados são promovidos pela Asbraer e executados pela Emater-MG em parceria com o Sistema Ocemg, Senar, CaféBrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Furnas, Caixa Econômica Federal, Fetaemg e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Programação
8h30 às 12h: Reunião Asbraer
Local: Edifício Gerais, Cidade Administrativa
8h30 às 17h30: Mostra da Extensão Rural
Local: Térreo do edifício Gerais, Cidade Administrativa
13h: Entrega kits Minas Sem Fome
Local: Térreo do edifício Gerais, Cidade Administrativa
15h: Cerimônia comemoração 65 anos Emater-MG
Local: Auditório Juscelino Kubitschek, Cidade Administrativa
16H30: Café Colonial
Local: Auditório Juscelino Kubitschek, Cidade Administrativa
20h: Homenagem Emater-MG
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais


Assessoria de Comunicação da Emater-MG
31 3349-8132

Nenhum comentário:

Postar um comentário