JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Anfavea informa: Haverá reajuste do IPI em janeiro.





O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou à imprensa nacional, no último dia nove, que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou que haverá um reajuste da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos a partir de 1º de janeiro de 2014. Moan, que se reuniu com Mantega no escritório do Ministério da Fazenda, em São Paulo, disse ainda que o ministro também confirmou que a recomposição será parcial, mas não deu um prazo para o anúncio.

"Trouxemos a preocupação com a alíquota do IPI e ele reafirmou que terá reajuste parcial a partir de 1º de janeiro", disse Moan. A alíquota do IPI de veículos foi reduzida em 24 de maio de 2012, diante do cenário de queda nas vendas de veículos, e deveria ser recomposta para os porcentuais originais.

No entanto, o governo adiou os aumentos escalonados e fez apenas uma recomposição parcial nas alíquotas, em 1º de janeiro deste ano, além de manter a alíquota zero do IPI para caminhões. Com isso, desde o início do ano, o IPI para os veículos com motorização até 1.000 cilindradas está em 2%. A alíquota original, de 7%, estava zerada desde maio de 2012.

Para os veículos flex entre 1.000 e 2.000 cilindradas, a alíquota, de 11%, subiu de 5,5%, até o final do ano passado para 7% em janeiro. Para os carros a gasolina na mesma faixa de cilindrada, a alíquota original de 13% do IPI está em 8% desde o começo do ano. Já a alíquota do IPI dos veículos utilitários, reduzida de 8% para 1%, aumentou para 2% em janeiro.

PSI

Moan disse ainda que Mantega prometeu fazer uma "análise extremamente rápida" para as novas regras do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para o financiamento de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. O governo anunciou que o PSI/Finame será prorrogado em 2014, mas como os juros serão maiores que os atuais 3,5% ao ano e os recursos serão menores, os bancos travaram os financiamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário