O número de pessoas diagnosticadas com câncer no mundo somou mais de 14 milhões no ano passado, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os dados revelam um aumento acentuado em relação a 2008, quando 12,7 milhões foram registrados.
Segundo a OMS, a maior incidência do câncer vem sendo impulsionada por uma rápida mudança no estilo de vida dos países em desenvolvimento, que cada vez mais se assemelha ao dos países industrializados.Nesse período, o número de mortes também cresceu, de 7,6 milhões para 8,2 milhões.
Também contribuíram para uma elevação do número de casos o aumento nas taxas de tabagismo e de obesidade, bem como o crescimento da expectativa de vida.
O câncer de pulmão, que é causado principalmente pelo fumo, foi o tipo de câncer mais comum no mundo, com 1,8 milhões de casos - cerca de 13% do total.
Câncer de mama
A OMS também chamou atenção para um "forte aumento" nos casos de câncer de mama. Tanto a incidência e mortalidade da doença vêm aumentado desde 2008.
Segundo a entidade, o câncer de mama já é o tipo mais comum de câncer em mulheres em 140 países.
Para David Forman, da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer da OMS, "o câncer de mama é também a principal causa de morte por câncer nos países menos desenvolvidos do mundo .
"Isto deve-se, em parte, a uma mudança no estilo de vida dessa população. Além disso, os avanços clínicos para combater essa doença não atingem as mulheres que vivem nessas regiões."
A OMS destacou ainda a "necessidade urgente" para os avanços na detecção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama a serem implementados em países em desenvolvimento.
A entidade prevê que o número de casos de câncer vai subir para mais de 19 milhões por ano até 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário