“O
lucro não é o Sol; o cliente é o Sol”. “O lucro é o aplauso recebido do cliente
encantado”.
Por Gilclér Regina
Antes
de Copérnico,
astrônomo do século XIV, os homens acreditavam que o Sol girava em torno da
Terra. Não foi fácil para a autoestima do homem aceitar que a Terra era mais um
planetinha entre tantos outros do sistema solar. É o Sol que garante a vida na terra.
No mundo empresarial
não é diferente. Há ainda quem acredite que o sucesso empresarial gira em torno
do lucro. O lucro não é o Sol; o cliente
é o Sol.
Um
empresário
disse: “Eu também acreditei nisso durante muito tempo. O jogo que eu fazia era
muito parecido. Só pensava em redução de custos. Resultado: quebrei”.
Um
negócio
é muito mais que isso. Os diferenciais não estão mais na tecnologia, mas em
outros fatores. A certa altura, tudo se equipara e a concorrência fica
acirrada. O desafio então é se diferenciar nos detalhes.
E isso você só
descobrirá se estiver muito próximo de seus clientes. Talvez, para
surpreendê-los, você precisa conhecê-los mais. O lucro é o aplauso recebido do cliente satisfeito e encantado.
Nós precisamos
oferecer espetáculos inesquecíveis.
Nossas equipes precisam subir ao palco, dar
um grande show e no final da cena ser ovacionada pelo mercado, que aplaude
de pé. Sua empresa, nesse momento, será
reconhecida com imbatível. O lucro será apensas uma conseqüência.
Muitas pessoas que não
tem feito sucesso reconhecem ter fechado os olhos para uma nova forma de
negociar, na qual o cliente é o convidado
de honra em seu camarote.
Infelizmente, muitos
já não sonham, não conseguem imaginar o futuro. É preciso sair da cadeira. Um dirigente de empresa que se transforma
em um escravo da rotina dificilmente irá fazer sucesso.
Precisamos descobrir
que nós não somos limitados pelo mercado, e sim pela falta de imaginação. Muitas vezes estamos engessados na zona de
conforto.
As pessoas querem
fazer quatro ou mais coisas ao mesmo
tempo, acabam não colocando paixão em
nenhuma delas, perdem o foco e,
como conseqüência, obtêm resultados
medíocres.
Tanto o empresário quanto o vendedor sintonizado nos novos tempos
precisam buscar motivação e agilidade,
mas no esforço para ser diferente. O
que o cliente quer é ser surpreendido o tempo todo. Os iguais se pertencem e se merecem e brigam por migalhas.
Como saber se sua
capacidade de competir está ultrapassada? Resposta:
quando você não consegue mais surpreender e quando o concorrente está
fazendo melhor do que você.
Pense nisso, um forte
abraço e esteja com Deus!
* Gilclér Regina, palestrante de
sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam
mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer,
SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras
realizadas no país e exterior.
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