JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Emater-MG apoia comunidade em Capela Nova

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater-MG, por meio do extensionista local de Capela Nova, Odair Gerônimo, contribuiu para que, em maio de 2010, fosse formada a Associação de Produtores na comunidade dos Ferreiras e, desde então, vem  apoiando e ajudando os produtores de leite na comunidade. Os produtores tinham dificuldade de vender o leite e ainda, comercializavam por preços abaixo do mercado. O objetivo de criar a associação foi ajudar os produtores se integrarem na cadeia produtiva do leite e consequentemente valorizar o preço do leite.

 A comunidade dos Ferreiras se caracterizava por pequenos produtores que possuíam uma produção média de 20 litros de leite por dia. Eles vendiam a sua produção leiteira para atravessadores que passavam na comunidade e pagavam o preço que achavam melhor. Também havia um atraso no pagamento, o que gerou uma situação difícil. Ou os produtores se uniam, ou seriam obrigados a saírem da atividade. 

Segundo Odair Gerônimo, extensionista local da Emater-MG, em Capela Nova, “com esta situação, o caminho para sobreviverem era se associarem, pois juntos teriam um volume maior de leite e a possibilidade de entregarem este volume em um único local, além de aumentar as chances de se conseguir novos compradores”, diz ele. “Comercializar o leite da comunidade era o principal objetivo. Então com o objetivo direto de conseguir comercializar o leite da comunidade um grupo de produtores de uniram e formaram a associação”, explica o extensionista.  

Odair Gerônimo conta que em maio de 2011, a associação começou a comercializar o leite de forma conjunta. No primeiro dia, foi depositado no tanque 125 litros de leite, que logo depois passou para 201 litros e hoje, passado dois anos para entorno de 600 litros por dia. “Quanto ao preço pago ao produtor, houve uma evolução significativa saindo de R$0,58 centavos no início do trabalho para R$0,98. Os insumos são comprados de forma conjunta, garantindo assim, preços menores. Com a associação, outros produtores que não fazem parte da associação também foram beneficiados de forma indireta, em virtude da criação de uma linha de coleta de leite e assim, puderam expandir suas atividades, pois a comercialização estava assegurada pela linha criada pela associação”, ressalta o extensionista.

Para o extensionista, a Emater-MG, foi fundamental a mudança ocorrida na comunidade. Ela foi decisiva na criação da associação. A Emater-MG traçou metas com os agricultores que foram seguidas, como por exemplo, a construção do abrigo do tanque comunitário e negociação com um comprador que forneceu o tanque. Além da valorização do preço, também houve uma melhoria na autoestima dos produtores. 
“A mudança é vista de forma extremamente positiva não só pela associação, como também, por toda a comunidade. A reação é muito boa da sociedade capela-novense. A associação contribui para o desenvolvimento sustentável de uma região e é exemplo e inspiração para outras comunidades”, diz Odair Gerônimo.

Um dos fundadores da associação, o produtor Paulo Sérgio Dias, é um dos fundadores da associação e acredita que a mesma foi fundamental para sua atividade. “Hoje possuo um sistema de pastejo rotacionado, onde crio três vacas em lactação e tenho um planejamento de expansão que está sendo seguida. Com a garantia dos investimentos, tenho certeza, de que no dia 07 de cada mês o pagamento estará na associação”, conta o produtor.

Para Carlos André Lopes, presidente da associação, o trabalho é desenvolvido em conjunto. “Nós buscamos todas as políticas públicas que temos direito, mas não ficamos dependentes delas. Como forma de unir os associados, promovemos todo mês de maio uma confraternização para todos os associados lembrarem como tudo começou na comunidade”, conclui o presidente.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Estagiária: Thamiris Franco
Unidade Regional de São João del - Rei
            3372-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário