“Nós
perdemos 100% dos clientes que não tentamos dar o nosso melhor” Gilclér Regina
Certa ocasião eu
estava visitando um amigo, gerente de uma loja e percebi que entrou na mesma
uma pessoa que ninguém atendeu, ficou ali meio de um lado para o outro... E eu
perguntei a ele: “Ninguém vai
atendê-lo?” E ele me respondeu: “Ah!
Ele já é nosso cliente”.
Se você não atender o
seu velho cliente com dedicação, carinho, atenção e comprometimento, em breve ele será o mais novo cliente da
concorrência.
O escritor americano Zig Ziglair, um fenômeno em vendas
disse: “Nós perdemos 100% das vendas que
não tentamos fazer”.
Expressões comuns para
justificar a demora, o mau atendimento, o descaso com o cliente são usadas
como: “Que é isso patrão?” ou “Você está levando para o lado pessoal” ou ainda “É que você já é de casa” ... E isso acaba levando um cliente de 10 ou 20
anos para o seu principal concorrente.
O mais
incoerente nestas histórias é que as empresas fazem um grande esforço de marketing
para trazer o novo cliente, gastam
um dinheirão em propaganda, fachadas luminosas, tudo para chamar a atenção...
E
quando ele está lá dentro, no início dão aquele tratamento de novo cliente, mas com
o tempo vem à acomodação, jogam ele pela janela sem o menor pudor. Isso é o que
eu chamo de jogar dinheiro fora.
O
treinamento
nas empresas deveria ser uma constante, tanto na parte técnica quanto
motivacional... Tudo para perceber que o sucesso de qualquer negócio depende de
continuidade.
Assim secretárias bem
treinadas garantem clientes por 30 anos aos médicos, vendedores seguram clientes para uma vida toda, garantindo suas
comissões, sua carreira e o lucro da empresa, sem o qual não existiriam sequer
salários.
Porém, o que acontece
é que 90% das pessoas sabem o que tem
que fazer... Mas não fazem! Vejo neste time não somente equipes de trabalho
percebo chefes, gerentes, gestores não comprometidos com o negócio... E pelo
visto, nem comprometidos com seus próprios bolsos.
Afinal, a vida não é
uma coincidência... A vida é uma conseqüência.
Basta sair ao mercado
e perceber isto. Vá ao seu banco, ao
supermercado, as lojas do shopping, ao seu gestor
de tecnologia, a empresa que lhe
entrega água toda semana, ao restaurante
da esquina e irá constatar o que estamos dizendo.
Se você quer
participar da minoria do sucesso,
aqueles que sempre frequentam o pódio que é para poucos mesmo, chegou a hora de
dar o show! Seja o novo cliente,
seja o velho cliente e aqueles que ainda virão!
Pense nisso, um forte
abraço e esteja com Deus!
Texto de GILCLÉR REGINA
Fonte: Sindijori
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SINDIJORI
Sindicato
dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais
Filiado
à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-Fiemg
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