JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Programa incentiva o resgate da produção do Queijo Minas Artesanal no Campo das Vertentes


O queijo Minas Artesanal é um produto de fundamental importância histórico- cultural na região do Campo das Vertentes. Ele foi muito valorizado e importante para a economia no século XIX, mas com o passar dos anos ficou esquecido. Com o objetivo de resgatar as raízes na fabricação do Queijo Minas Artesanal e incentivar as práticas adequadas de produção do queijo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater – MG, por meio do escritório local de São João del – Rei, desenvolve desde 2009 na região, o Programa Queijo Minas Artesanal.

De acordo com o extensionista da Emater – MG e coordenador do projeto na regional de São João del – Rei, Franklin Cordeiro, o Programa Queijo Minas Artesanal no Campos das Vertentes fortalece a organização de agricultores familiares e proporciona ao agricultor uma alternativa diferenciada em produzir queijos com qualidade, certificado e principalmente com segurança alimentar. “Cada vez mais os consumidores e supermercadistas estão em busca de produtos com garantias de qualidade, procedência e principalmente certificação. Nosso objetivo é expandir o programa, pois os produtores terão seu produto valorizado e os consumidores segurança alimentar”, explica o extensionista.

O processo de adequação das queijarias é acompanhado pela Emater-MG em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) seguindo as recomendações da Lei Estadual 20.549 de 2012, que garante a certificação do produto e sua comercialização por todo o Estado de Minas Gerais e agora a portaria 1305, que permite a comercialização do queijo para todos os estados brasileiros. Os interessados em participar do programa deve procurar a Emater-MG para receber todas as instruções. “Somente produtores cadastrados podem comercializar seus produtos, por isso a importância da certificação”, ressalta o extensionista.

Para Lúcia Maria Resende, produtora do Queijo Minas Artesanal em Tiradentes, o cadastro é importante visando à qualidade do produto que é oferecido ao consumidor. “Tenho certeza que com o cadastro, estarei contribuindo para a segurança alimentar do consumidor. A gente procura usar todas as práticas de higienização para que seja oferecido um produto de qualidade e atenda as necessidades do mercado”, explica Lúcia.

“O Queijo Minas Artesanal foi um desafio para nós, porque no começo a gente não conseguia fazer um queijo sem contaminação. Nós fomos atrás dos pontos críticos que estavam precisando melhorar, vimos onde estavam os erros e procuramos melhorar e agora, conseguimos acertar as tecnologias de fabricação”, diz Lúcia.

Lúcia complementa que o técnico da Emater-MG está sempre ajudando. “Ele nos orienta desde a construção da queijaria até na fabricação. Para mim, foi fundamental, uma vez que não acreditava no potencial do Queijo Minas Artesanal e não acertava o ponto, assim o técnico disponibilizou diversas visitas em outras propriedades para acompanhar todo o processo e nos orientou do sobre o potencial desse queijo na região”, conclui a produtora.

A Emater- MG, através do escritório local de São João del – Rei, em parceria com as Prefeituras Municipais tem atuado intensamente, por meio de reuniões, visitas em propriedades, capacitações e esclarecimentos sobre o programa nos municípios que compõem a região das vertentes: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Madre de Deus de Minas, Lagoa Dourada, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del – Rei, São Tiago e Tiradentes.

Extensionista participará da inauguração do Primeiro Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal em Medeiros

O extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – MG, do escritório local de São João del – Rei, Franklin Silva, participará no dia 08 de agosto, da inauguração do primeiro Centro de  Qualidade do Queijo Minas Artesanal, no município de Medeiros, na serra da Canastra. O município será o primeiro a receber um Centro de Qualidade do Queijo, para atender os agricultores familiares da região.

 Para o Franklin Silva, a participação no evento será importante, uma vez que, o coordenador poderá conhecer todos os tramites legal do funcionamento do Centro de Qualidade. “Nosso objetivo é conhecer o Centro em Medeiros, para que possamos expandir o programa  no Campo das Vertentes e até criarmos expectativas de um Centro de Qualidade em nossa região”, afirma o extensionista.

O Centro de Qualidade possibilita um acordo entre o Ministério da Agricultura e os serviços de inspeção sanitária de Minas, executados pelo Ima, que expede um documento que legaliza a comercialização do Queijo Minas Artesanal  para todos os estados brasileiros.



Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Estagiária: Thamiris Franco
Unidade Regional de São João del - Rei
(32) 3372-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário