JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MÚSICA MINAS CIRCULA POR 20 CIDADES DO ESTADO CAPACITANDO AGENTES CULTURAIS




O Música Minas intensifica a partir desta semana as ações de circulação pelo interior, com painéis em todas as regiões do Estado. O objetivo é divulgar os editais do Programa, além de capacitar e estimular agentes culturais a se beneficiarem das oportunidades oferecidas por eles. O Gestor Estadual, Gabriel Murilo, e o Gestor de Comunicação, Israel do Vale, reúnem-se com músicos, produtores, técnicos, gestores públicos ou privados e demais agentes da cadeia criativa e produtiva.

Até abril, cerca de 20 cidades distribuídas pelas dez macrorregiões mineiras serão visitadas pelo Núcleo Gestor do Música Minas. Ainda este ano, estão programadas ações em Conselheiro Lafaiete, Três Corações, Poços de Caldas, Itajubá, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Almenara e Águas Formosas. Além delas, João Monlevade, Montes Claros e Itabira também podem receber o Música Minas em 2013.

O giro pelo interior teve início na segunda quinzena de setembro, em Araçuaí, durante o Festivale. A nova etapa acontece num momento bastante especial, de apresentação do Edital de Descentralização Estadual, com lançamento previsto para o início de Dezembro.

De Fevereiro a Julho de 2014, será disponibilizado um total de R$ 140 mil para turnês rodoviárias pelo Estado –o que equivale a três vezes e meia o montante total investido em circulação entre os municípios mineiros na temporada anterior do Programa, no período 2012/2013.

O objetivo é fomentar a criação de microrrotas pelo interior, por meio de parcerias com prefeituras, universidades, festivais, eventos, bares, restaurantes, centros culturais e equipamentos públicos e privados com vocação para a música.

Ações de Interiorização

Reconhecido por potencializar a divulgação e circulação da música produzida no estado, o Programa Música Minas tem atuado também no sentido de compreender cada vez mais as necessidades, demandas e anseios dos diversos agentes da música em todo o território mineiro.

Além de colher informações valiosas para o planejamento do Música Minas, as Ações de Interiorização apresentam de forma detalhada as oportunidades e possibilidades geradas pelo Programa aos profissionais da cadeia criativa e produtiva da música, por meio de palestras e painéis demonstrativos.


Música Minas

O Música Minas é uma ação compartilhada entre poder público e sociedade civil, por meio de convênio entre o Governo de Minas (via Secretaria de Estado de Cultura) e o Fórum da Música de Minas Gerais, representado na temporada 2013/2014 pelo VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha.
Em seu quinto ano, o Programa constitui uma grande vitória para a cena musical de todo o Estado. Mais que promover trabalhos artísticos, o Música Minas tem trabalhado no sentido de qualificar os agentes do setor, gerar oportunidades e construir pontes que promovam a sustentabilidade de carreiras na cadeia criativa e produtiva da música.
O atual Núcleo Gestor é composto por Guilardo Veloso, Francisco Cereno, Gabriel Murilo e Israel do Vale –todos pela primeira vez à frente da condução do Música Minas. A nova gestão assumiu no segundo semestre desse ano. Desde então, vem intensificando a aposta em processos de construção coletiva, com foco na transparência, descentralização e no diálogo permanente com o setor.
Dentro dessa política, as reuniões ordinárias do Fórum da Música de Minas Gerais (instância que reúne as entidades responsáveis pela formulação de diretrizes do Música Minas), agora são transmitidas ao vivo pela internet –todas as terças, a partir das 19h. A novidade permite que agentes culturais do interior tragam contribuições para a construção e o aprimoramento das políticas públicas voltadas para o setor.
Responsável pelas diretrizes do Programa, o Fórum da Música reúne sete entidades organizadas e representativas do setor musical: AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), Associação Mucury Cultural, FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALEMAIS  - Instituto Sociocultural do Jequitinhonha –signatário do atual convênio.

Abaixo, o calendário das ações de interiorização previstas até o final de 2013:

Painéis Música Minas

30.out
Alfenas | Festival Rock Rural

1º.nov
Patos de Minas | Festival Marreco

6.nov
Conselheiro Lafaiete

7.nov
Itabira

13.nov
Três Corações

14.nov
Poços de Caldas | #VaiSuldeMinas

22.nov
Itajubá | O Trem

26.nov
Juiz de Fora | Festival Sem Paredes

29 e 30.nov
João Monlevade | Festival Marmotas [a confirmar]

13 a 15.dez
Montes Claros | Festa Nacional do Pequi [a confirmar]

14.dez
Teófilo Otoni | Beco das Culturas

16.dez
Almenara

17.dez
Águas Formosas






INFORMAÇÕES ADICIONAIS À IMPRENSA
ISRAEL DO VALE - 31 9782-6558                                                                                                                   
LÍCIO DAF - 31 9254-1606                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário