JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Intercâmbio



Quando você faz uma viagem de estudos você vive intensamente e nunca mais esquece. Além de aprender um idioma, você conhece culturas novas, convive com pessoas das mais diversas nacionalidades, cresce e se torna mais seguro, e principalmente passa a ver a vida de uma maneira diferente, estando muito mais aberto para o mundo. E ainda volta para o Brasil com um importante certificado, que é um grande diferencial em seus estudos ou carreira.

O número de brasileiros que fizeram intercâmbio para estudar no exterior cresceu cinco vezes em nove anos devido às tantas opções e destinos espalhados pelo mundo. Nos dias de hoje, temos intercâmbio inclusive para áreas específicas como surf na Austrália, francês com negócios em Paris, italiano com moda em Florença, espanhol com história da arte em Barcelona, alemão com esqui, ou inglês com vinhos na África do Sul ou na Nova Zelândia, entre outros. Portanto, para fazer um intercâmbio não há idade.

Seguem algumas opções mais procuradas por brasileiros:

CURSO DE VERÃO - Os cursos de verão são muito interessantes, pois podem ser adequados à sua necessidade, disponibilidade e orçamento. As opções são de cursos de 2, 3 ou 4 semanas com carga horária de 20, 25 ou 30 aulas semanais do idioma escolhido. O inglês é campeão de procura. Nestes cursos, geralmente as aulas acontecem até o horário do almoço e seguem com atividades de esporte, passeios, visitas a museus e excursões de final de semana a cidades próximas. Sendo assim, a prática da língua está além da sala de aula. As refeições estão incluídas nos pacotes como café da manhã, almoço e jantar e os tipos de acomodação podem variar entre residência estudantil e casas de família.

HIGH SCHOOL – Você pode cursar o ano escolar em alguma escola americana ou inglesa e voltar com seu inglês muito mais fluente. Geralmente, a acomodação é em casa de família e as matérias são regulares da escola, e não aulas específicas de inglês. 

INGLÊS E TRABALHO – Nesses cursos é obrigatório fazer aulas de inglês por alguns meses para se preparar para assumir uma posição de estágio remunerado ou emprego. A escola se responsabiliza em indicar os empregos disponíveis na cidade, logo após o término do curso, mas não garante o trabalho. É você quem tem que correr atrás. Para quem está começando a vida ou querendo algo diferente, pode ser uma experiência bem bacana. Geralmente, os salários pagos são suficientes para você se manter no país durante sua estadia. Para todos os cursos nos EUA e Canadá é exigido visto de estudante. A acomodação em residência estudantil é normalmente em apartamentos pequenos com dois ou três quartos, onde você irá dividir o quarto com mais um colega e o restante dos cômodos como banheiro e cozinha com os demais moradores. Outra opção de acomodação também é no campus das universidades. Neste caso, o quarto é dividido com mais uma pessoa, os banheiros são nos corredores e o refeitório no mesmo prédio ou no prédio vizinho. As casas de famílias também são uma ótima opção de estadia. As famílias são pré–selecionadas, já participam dos programas há anos e o mais interessante é que você é encaixado com uma família que tem um perfil parecido com o seu. Fumantes ou não fumantes, com ou sem animal de estimação, etc.

Para mim, o intercâmbio é uma ótima maneira de adquirir fluência em uma língua estrangeira, e o ideal é fazer um curso aqui no Brasil para você adquirir um nível básico e poder evoluir o idioma durante a viagem, pois é bem mais fácil e natural aprender fazendo o que se gosta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário