JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Princípio de Pareto! Inovação & Resultados!



Por:Gilclér Regina

Há um conceito na economia conhecido como Princípio de Pareto por ter sido identificado no início do Século XX pelo economista italiano Vilfredo Pareto.

O princípio traz reflexões que são bastante oportunas quando se busca focar resultados. Ele ressalta o desequilíbrio entre causa e efeito e entre esforço e resultado, afirmando, de forma genérica, que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados a 20% dos nossos esforços.

Ou seja: apenas algumas ações levam a maior parte dos resultados e em contrapartida, a maioria das ações leva a menor parte dos resultados; Eis alguns exemplos:

80% das vendas estão relacionados a 20% dos produtos. 

80% dos lucros de uma empresa estão relacionados a 20% dos produtos.

80% dos lucros estão relacionados a 20% dos clientes.

80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas

80% dos usuários de computados usam apenas 20% dos recursos disponíveis

80% do tempo usamos 20% de nossas roupas

80% das pessoas preferem 20% dos sabores e cores disponíveis

80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.

É evidente que a “regra” dos 80/20 não é um índice absoluto e rigorosamente científico, tratando-se apensas de uma referência quantitativa. 

Porém, serve para estabelecer uma estratégia de atuação, principalmente quanto a estabelecer prioridades. Há uma expectativa de que seus funcionários sejam inovadores o que até contesta comprometer resultados. Quantas vezes ouvimos “em time que ganha não se mexe”?

Qual é a saída então? Inovar ou garantir resultados? A inovação é absolutamente essencial para a continuidade de qualquer negócio. Muitos resultados só foram alcançados depois de mudanças radicais, principalmente no campo da tecnologia, em que toda manifestação de ideias é mais visível. Que o diga Steve Jobs se estivesse vivo.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

*Gilclér Regina* palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 3.000 palestras realizadas no Brasil e em outros países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário