JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

terça-feira, 22 de julho de 2014

“ME DERAM UM LIMÃO E FIZ UMA LIMONADA!”



O limão, umas das frutas mais conhecidas dos brasileiros, é a mais cítrica das frutas da sua família. Citrus, em latim, quer dizer limão. Daí todas as frutas cítricas serem parentes etimológicas do limão. Milenar, a grande maioria dos frutos cítricos tem origem da Ásia, de regiões compreendidas entre a Índia e o sudeste do Himalaia.
Nas Américas, o limão chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis, no século XVI. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor mundial dessa fruta, especialmente do limão Tahiti, que é um fruto híbrido, resultante de uma enxertia da lima da Pérsia sobre o limão cravo (cavalo), motivo pelo qual não apresenta sementes. Em todo o Brasil, o limão é um fruto fácil de ser encontrado, já que é gerado durante todo o ano, nas suas diversas variedades, embora seja mais produtivo de dezembro a maio.
Em geral, todas as variedades do limão apresentam aspectos básicos semelhantes, ficando a diferenciação na cor, tamanho, forma e textura da casca, que pode ser desde lisa, como no limão galego, até muito enrugada, como no limão cravo. Variam do verde-escuro do limão Tahiti, ao amarelo-claro dos limões siciliano e galego, passando pelo laranja do limão cravo.
A criatividade do brasileiro dá a esse fruto utilidades diversas. Para alguns, além de servir para uma boa limonada, o limão ajuda a perder peso, uma vez que ajuda a queimar gordura e melhorar a digestão para promover a produção de ácido gástrico. Embora o limão seja útil, para aqueles que querem emagrecer, é indispensável ter uma vida saudável e praticar atividades físicas.
Por que limão em jejum?
Acredita-se que as toxinas e materiais residuais se acumulam nas paredes intestinais, o que pode ser melhorado através do consumo de limão em jejum, mas não há estudos científicos que sustentam esta teoria. Além disso, pensa-se que o corpo tem mecanismos que ajudam a desintoxicar e que não seria uma boa razão para consumir o limão em jejum.
Como consumir para perder peso?
Pode-se beber o suco do limão, espremendo um limão e misturando o suco com um copo de água morna. Entretanto, o consumo deve ser moderado, caso contrário é possível que a pessoa seja acometida por azia, incluindo úlcera gástrica, especialmente se você fizer isso em jejum.
No caso de metabolismo lento, pode-se beber o suco de limão por alguns dias, para perder peso, mas é recomendável que se faça isso por muito tempo. É melhor tirar proveito de seus benefícios por até 10 dias, enquanto você incorpora uma dieta saudável e atividade física.
Uma vez que todas as variedades de limão contêm entre 5 a 7% de ácido cítrico em seu suco fresco, todas podem perfeitamente ser consumidas ou usadas no preparo de alimentos e produtos terapêuticos.

O mais importante é que o fruto esteja maduro, ou seja, da estação, e tenha sido colhido na região onde a pessoa vive. Ou seja, não recomendo o consumo de nenhum alimento importado, pois, além de mais caro, costuma conter quantidades elevadas de aditivos químicos. A planta colhida na sua região é a mais terapêutica de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário