JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O LEGADO DA COPA



Por Marcelo Miranda

A Copa do Mundo de 2014 mostrou ao mundo que o Brasil é um país em mutação. Bem ao estilo da obra "O Retrato de Dorian Gray", do escritor inglês Oscar Wilde, publicado em 1891. No enredo, um jovem cativante serve de modelo para um artista, que pinta seu rosto. A figura, no entanto, vai mudando de acordo com a vida fútil e cruel do retratado.
O Brasil que recebeu a notícia de que iria sediar a Copa era um: sedutor, cativante aos olhares dos europeus. Sete anos depois, porém, a feição está modificada. O estilo rompedor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi deixado de lado pela presidente Dilma Rousseff. Ricardo Teixeira, acuado por denúncias de corrupção, renunciou às presidências da CBF e do Comitê Organizador Local. O Morumbi, que seria palco da abertura, foi substituído pelo Itaquerão.
E, acima de tudo, o boom do crescimento econômico do Brasil perdeu a força e o país vê seu PIB crescer de maneira tímida. Das promessas faraônicas feitas no início, bem a o estilo da empolgação de Dorian Gray, a primeira não cumprida foi a de que não seriam utilizados recursos públicos na construção dos estádios. Houve sim a utilização de verbas governamentais, já que a União e os municípios desembolsaram valores para investir nos projetos.
No dia da confirmação do Brasil como país sede, os brasileiros se sentiram representados naquela comemoração, realizada pela comitiva brasileira. E mais, a cúpula da FIFA sentiu que acertara na escolha, mostrando admiração pelo estilo brasileiro, descontraído e sem protocolos, que tanto a irritaria posteriormente.
Na época, a crença vigente entre os brasileiros era de que, impulsionado pelo evento, o país iria atingir um padrão de primeiro mundo na questão de logística e de infraestrutura: empregos, estádios, fortalecimento da economia, modernização dos transportes, das vias e dos serviços públicos.
Passados quase sete anos, ainda não foi isso que se viu. Em muitos locais onde se esperava que tudo estivesse concluído, o cenário ainda é o de um canteiro de obras, em que não se sabe ao certo como e quando serão encerradas.
Em números, de acordo com a Folha de São Paulo, apenas 41% de tudo o que foi prometido, realmente se concretizou. Até mesmo nos próprios estádios, existiram arquibancadas e setores adaptados para atender à Copa e, com o término do evento, já foram até desmontados, como é o caso das Arenas em Curitiba e São Paulo.
O problema mais grave, superior às suspeitas de superfaturamento, foram as mortes de dez operários em acidentes durante a construção ou reforma dos estádios para a Copa. O Ministério Público garante que as investigações continuam para que se apurem os responsáveis pela falta de segurança nos locais.

Agora, resta saber se o que se concretizou de fato na Copa forma-se, realmente, um legado para o País. Ao contrário de Dorian Gray, o Brasil tem a chance de ficar mais bonito. Para isso, a maioria da população apaixonada por futebol terá um papel importante.  Não poderá ser mais apenas formada por torcedores, mas sim por cidadãos participativos que, comemoraram os gols da Seleção, e choraram nos 7 x 1 da Alemanha em cima do timeco do Felipão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário