JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Biblioteca Municipal fortalece ações, projetos e parcerias


Fonte: Prefeitura de Barbacena

A Biblioteca Pública Municipal Honório Armond, que é mantida pela Prefeitura, através da Diretoria de Cultura e Turismo da AGIR, tem se destacado pela qualidade do trabalho desenvolvido. E 2014 foi um ano diferenciado. A instituição desenvolveu e participou de diversas iniciativas que fortaleceram não apenas a sua existência como espaço físico, mas também a sua contribuição no desenvolvimento cultural de Barbacena.
A presença ativa de escritores da cidade foi uma das conquistas. Desde janeiro do ano passado, a Biblioteca mantém o projeto Barbacena - Livros & Autores, que busca reconhecer o trabalho de barbacenenses que têm obras publicadas. Durante todo ano, 48 autores fizeram uma ou mais doações. "Nós conseguimos que autores se tornassem verdadeiros amigos da Biblioteca, dialogando com os frequentadores e, com isso, aumentando o interesse pela literatura", destaca Simone Paulucci, chefe da Biblioteca. Em reconhecimento ao trabalho, o projeto foi agraciado com uma Moção da Câmara Municipal.
As doações têm fortalecido o acervo da Biblioteca, que mantém parceria com diversas instituições e pessoas físicas, sempre buscando renovar o acervo com literatura atual, bem como revistas e jornais para consulta, sem nenhum custo. Além do recebimento, a Biblioteca também fez doações no ano passado, sendo a maior delas para a ONG Amigos Mãos Abertas (AMA), com um total de 421 livros (todos em desuso), o que tornou possível a criação de uma Biblioteca na ONG voltada para um público de 6 a 12 anos. Outras contribuições foram para a Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada, Academia Barbacenense de Letras (ABL), além de frequentadores, doando livros didáticos sem utilização.
Em 2014, a Biblioteca também ampliou a sua participação em iniciativas, com o apoio em lançamentos de livros como “O patrono de sua rua”, de Newton Siqueira, e “O meu coração triunfa”, de Suzana Flora. Também contribuiu com dois encontros (História do Queijo e Histórico-Musical) da Sociedade de Cultura Musical e Associação do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair José Savassi (ACAHMPAS).
Campanha para devolução de livros - A ação de maior destaque da Biblioteca Municipal foi lançada no mês de novembro. A campanha de conscientização e resgate de livros emprestados e não devolvidos na data certa foi um sucesso, ganhando repercussão tanto na imprensa local quanto na regional. A iniciativa também serviu para destacar a importância dos leitores manterem os cadastros atualizados.
Estrutura diferenciada – A Biblioteca Pública Municipal Honório Armond conta atualmente com 8 profissionais, responsáveis pelo atendimento de cerca de 1500 pessoas por mês (número que cresceu no último ano). São aproximadamente 10 mil leitores cadastrados e um acervo de mais de 45 mil livros. Os empréstimos são, em média, de quinze livros por dia, levados pelo prazo de uma semana e com direito a renovação.
A nova gestão, sob comando de Simone Paulucci, tem dado atenção maior aos leitores, que vêm à Biblioteca para utilizar os serviços de pesquisa e empréstimo de obras, leitura de periódicos e estudos autônomos. Para um ambiente mais atrativo, foi criada a sala de obras raras e livros artísticos, possibilitando maior acesso a um acervo diferenciado e atraente. Um espaço reservado a periódicos, adquiridos através de parcerias, é outra novidade, disponibilizando um extenso material informativo para consulta. A sala de literatura infanto-juvenil também continua ativa, contando com o apoio da Sala Verde da AGIR em diversas ocasiões e aumentando o interesse dos mais novos. Além disso, a Biblioteca tem dois espaços para estudos: um coletivo, para que os estudantes possam trocar informações, e outro voltado para estudos autônomos, para quem prefere estudar em silêncio.
Novo projeto em 2015 – A Biblioteca começa o ano já com uma novidade. Será lançado em breve o projeto “Leitor do mês”. Segundo Simone, 'o objetivo é valorizar os leitores que são comprometidos com a Biblioteca, devolvendo na data certa.'  Além disso, as iniciativas de 2014 serão mantidas e ampliadas. E a ideia é desenvolver outros projetos ao longo do ano, para despertar e fortalecer ainda mais o interesse pela literatura.
A Biblioteca funciona no prédio da Casa de Cultura, na Rua General Câmara, 11, Centro. O telefone para contato, (32) 3339-2072. Até o dia 2 de fevereiro, em função das férias escolares, o atendimento é em horário especial, de 7h às 13h.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário