JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

DIRETORES DO SINDICOMÉRCIO E CDL APRESENTARAM AO PREFEITO SUGESTÕES PARA MELHORIA DO SETOR



Em reunião realizada com o Prefeito, Toninho Andrada, os diretores do Sindicomércio e CDL de Barbacena trataram de assuntos de interesse do setor comercial.

Inicialmente, os representantes do comércio apresentaram ofício de agradecimento pelas parcerias e ações da atual gestão Municipal em apoio aos setores econômicos, em particular, na forma de apoio aos eventos de fomento ao desenvolvimento, criação da Agência e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, atualização da Lei que regulamenta as feiras itinerantes e revitalização das festas públicas com incentivo ao turismo.

Nesta oportunidade encaminharam as sugestões dos empresários dos setores de comércio e serviços sobre temas que podem incentivar ainda mais o desenvolvimento do setor e minimizar problemas recorrentes que dificultam ou geram prejuízos para as empresas, lembrando ao Prefeito que os setores de comércio e serviços representam 70% da economia de Barbacena e região.

Principais Temas Discutidos

Estacionamento Rotativo

Os empresários solicitaram urgência no processo de implantação do estacionamento rotativo, uma vez que, vem sendo protelado a mais de 10 anos. Segundo o Presidente do Sindicomércio, Osvaldo Júnior, a falta do Sistema Rotativo afeta tanto as empresas como a população em geral, ocasionando grandes dificuldades para todos os usuários do sistema do comércio e serviços da nossa cidade.

Comércio ambulante

Foi solicitado do Setor de Concessões maior fiscalização e rigor na aplicação do Código de Posturas do Município visando reduzir a ocorrência desta forma de comércio irregular que vem proliferando na medida em que ambulantes de fora ocupam as áreas centrais trazendo prejuízos para a economia da cidade.

Jubileu de São José Operário

Tendo em vista a realização do 50º Jubileu de São José Operário no mês abril, o comércio de Barbacena solicitou rigor por parte do poder público municipal para a retirada das barracas na data prevista para encerramento da festa, ou seja, 1º de maio, a fim de minimizar os efeitos negativos para toda a economia do município, principalmente no que diz respeito à atividade comercial no período do “Dia das Mães”.

Segundo os diretores das entidades representativas, a permanência deste comércio informal após o término da festa gera enormes prejuízos aos lojistas e toda a cadeia do comércio local, ao retirar da nossa economia grande parcela do capital circulante - estimado em mais de cinco milhões de reais - além de não gerar empregos para a população de Barbacena e não arrecadar imposto para os cofres públicos e ainda, abastecendo o nosso mercado com produtos de qualidade duvidosa e que podem oferecer riscos aos consumidores.

Feiras Itinerantes irregulares

Os diretores alertaram o Prefeito para a necessidade de os setores responsáveis pela Concessão de Alvarás se prepararem para a cassação das possíveis liminares que poderão ocorrer em benefício da realização das feiras irregulares a partir de 2014, uma vez que a nova legislação poderá ser questionada pelos promotores das feiras.

Construção da Unidade do SESC

Os diretores do Sindicomércio sugeriram a formação de um grupo para tratar dos primeiros esboços do projeto para a construção da nova Unidade do Sesc em Barbacena, acompanhar o cronograma e prazos para o processo de transferência do terreno doado pelo Governo de Minas, onde será erguido o primeiro Centro de Eventos da cidade.

Eventos em vias públicas

Os empresários ratificaram o pedido do comércio de Barbacena para que a Prefeitura Municipal nunca autorize o fechamento de quaisquer ruas comerciais para a realização eventos públicos ou privados, devido aos grandes prejuízos que a interrupção do trânsito ocasiona para o setor comercial e de serviços. Levando em considerando o Art.52, do Código de Posturas do Município, que “proíbe embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas ruas, praças, passeios, estradas e caminhos públicos, exceto para efeito de obras públicas ou quando exigências policiais o determinarem”, os diretores abordaram o projeto da FEICOB 2014, para que aconteça sem prejuízos para as empresas estabelecidas no entorno do evento.

Trânsito

O Presidente da CDL, José Geraldo Nésio, apresentou diversas sugestões dos empresários para alterações pontuais em alguns pontos de ônibus e de estacionamento a fim de favorecer as atividades comerciais nos locais.

Segurança no Comércio

Os diretores presentes solicitaram que a Prefeitura lidere o projeto para a instalação de câmeras de vídeo em pontos estratégicos buscando verbas junto à Secretaria de Segurança Publica, Governo do Estado de Minas Gerais e outros órgãos ligados às questões da segurança pública a fim de contribuir com o trabalho da Polícia Militar na prevenção de assaltos e melhoria da segurança no comércio.

Segundo os diretores da CDL e do Sindicomércio, o Prefeito os recebeu com a cordialidade de sempre e demonstrou muito conhecimento sobre os assuntos tratados, prometendo dar encaminhamento e agilidade para todas as solicitações dos representantes do comércio. Satisfeitos com encontro, afirmaram que confiam na capacidade administrativa e liderança do Prefeito Toninho Andrada para levar Barbacena ao projeto de desenvolvimento que a cidade merece. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário