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quinta-feira, 8 de maio de 2014

ESCOLA ESTADUAL BIAS FORTES SE DESTACA EM EXAME DE ALFABETIZAÇÃO



As escolas estaduais da região das Vertentes obtiveram resultado positivo na última edição do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), realizado no final de 2013. O exame atesta o nível de conhecimento em leitura e escrita dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental. A prova foi realizada em 78 escolas estaduais vinculadas às Superintendências de Ensino de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei e, nas três regionais, a proficiência ficou acima da média do Estado, que foi de 619,4.
A Superintendência de Barbacena avaliou 909 alunos de 27 escolas que, juntos, obtiveram proficiência média de 643,9. Pela Superintendência de São João del-Rei, participaram 17 escolas e 581 alunos, que alcançaram o índice de 633,4. Já a Superintendência de Conselheiro Lafaiete alcançou 629,7, sendo que 34 escolas e 925 alunos foram avaliados.
Segundo a superintendente de Ensino de Barbacena, Isabel Paixão Andrade Fernandes, a receita para o resultado alcançado é a união entre as equipes da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), Superintendência Regional, escolas e comunidade escolar. “Os fatores que possibilitaram esse bom resultado são: comprometimento; o monitoramento sistemático, com diagnóstico inicial e intervenções pedagógicas ao longo do ano letivo, proporcionando a melhoria da qualidade do ensino e desempenho dos alunos; capacitações, por meio dos diversos projetos e programas destinados aos professores e especialistas de Educação Básica; e o fortalecimento da integração entre escola e comunidade escolar, tendo o aluno como centro do processo ensino-aprendizagem”, enumera.
A Superintendente ressalta, ainda, a importância do Proalfa como um dos instrumentos fundamentais para promover o diagnóstico e as intervenções necessárias. “O Proalfa visa à melhoria tanto do desempenho de professores e alunos, revitalizando o planejamento educacional, quanto das ações pedagógicas necessárias ao sucesso escolar e à consolidação das competências e habilidades indispensáveis ao processo de alfabetização e letramento”.
Escola e comunidade
A Escola Estadual Bias Fortes está entre os destaques da região. A proficiência média alcançada pelos 142 alunos que fizeram a avaliação foi de 680. Além disso, todos estão no nível de letramento considerado recomendado. Para a diretora Cleuza Maria Gonçalves Oliveira, o resultado no Proalfa é fruto de muito trabalho, união e engajamento de toda equipe escolar e comunidade. “Desde o primeiro ano, nossos alunos são incentivados a entrarem em contato com o mundo da leitura, de forma natural e prazerosa. Durante todo o ano letivo trabalhamos com projetos pedagógicos e atividades sugeridas pela Secretaria de Estado de Educação. Realizamos o Dia "D" de leitura, a sacola literária, o cantinho de leitura, uso da biblioteca durante o recreio. A implantação do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) também contribuiu para o sucesso de nossos alunos, e o trabalho da SRE Barbacena, que esteve sempre ao nosso lado incentivando, promovendo encontros, trazendo sugestões. A leitura esteve presente diariamente em nossa escola, pois acreditamos que os bons resultados da educação estão diretamente ligados a pratica de leitura”, conclui.
O PIP foi criado em 2007 pela SEE-MG, a partir do conceito que leva o analista educacional a atuar de forma integrada com as escolas. O programa realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento para orientar o plano pedagógico quando necessário, propor estratégias de intervenções, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino.
Avaliação 2014
Na Superintendência de Ensino de Barbacena, os preparativos para a avaliação deste ano já começaram. Segundo a diretora educacional Sonia Raquel de Assis Coelho, a SRE encaminhou às escolas de sua jurisdição, no início do ano letivo, avaliações diagnósticas. “Elas irão subsidiar todas as ações e intervenções, através do PIP. Nosso objetivo é que nossos alunos sejam sempre vitoriosos, durante toda a sua trajetória escolar e também ao longo de toda a sua existência”, finaliza.


Fonte: Agência Minas 

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