O pioneiro norte-americano do rock'n roll Chuck Berry ganhou o Prêmio de Música Polar, já concedido no passado a Paul McCartney, Bob Dylan e ao violinista Yo-Yo Ma, por definir os parâmetros do rock.
A comissão que concede o prêmio de 154 mil dólares disse que grupos como os Rolling Stones, os Beatles e muitos outros começaram a aprender o seu ofício tocando músicas de Berry.
"Cada refrão e solo tocados por guitarristas de rock ao longo dos últimos 60 anos contém o DNA que pode ser relacionado a Chuck Berry", disse a comissão do prêmio em comunicado.
Entre as canções clássicas de Berry estão "Roll Over Beethoven", "Johnny B Goode" e "Maybellene".
Berry, que mesmo com 87 anos ainda se apresenta nos palcos, ganhou o prêmio ao lado do diretor de ópera e teatro Peter Sellars, que foi homenageado por destacar a música clássica e apresentá-la em um novo contexto.
"Peter Sellars nos mostra que a música clássica não são apenas partituras empoeiradas e precisão metrônoma", escreveu o comitê de premiação.
Ambos os premiados recebem 1 milhão de coroas suecas (154 mil dólares). O prêmio será entregue pelo rei Carlos 16 Gustavo da Suécia uma cerimônia em agosto.
O Prêmio Polar foi lançado em 1989 pelo editor, compositor e gerente do ABBA, Stig Anderson.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário