JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Inscrições abertas para a 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa


A quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. No intuito de preparar os professores para o projeto, a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, reuniu técnicos e diretores da rede municipal para incentivar sua participação e desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino. Na ocasião, a técnica em educação, Maria Solange Lucindo Magno, destacou a importância de incluir os profissionais que são formadores e multiplicadores para os demais professores.
Podem participar da Olimpíada docentes e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º do Ensino Médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de memórias literárias e os do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio trabalham com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio desenvolvem o gênero artigo de opinião.
Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a quarta edição da Olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania.
As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de língua portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.
Durante o ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de dezembro. Para avaliar os trabalhos dos alunos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa.
As comissões julgadoras estaduais vão avaliar os textos e selecionar 500 trabalhos semifinalistas, sendo 125 textos de cada gênero. Na etapa seguinte, os textos passarão pela avaliação das comissões julgadoras regionais, que indicam os 152 professores e alunos finalistas. A etapa final da Olimpíada será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais.
Ao longo das etapas, alunos e professores recebem medalhas e outros prêmios. As escolas dos estudantes com medalha de ouro serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.
Para compor as comissões, serão selecionados representantes de pais e da comunidade, educadores, especialistas de universidades, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cenpec, Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social.
Na edição deste ano, todo o processo de inscrição, adesão, digitalização dos textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas será realizado pela internet. O regulamento está disponível no endereço:www.escrevendoofuturo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário