JORNAL FOLHA DE NEGÓCIOS, SEMPRE UM BOM NEGÓCIO - TEL:(32)3331-9521

Galeria Blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Escolas municipais participam de programa de incentivo à sustentabilidade e qualidade de vida


A Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Secretaria de Educação, adotou o Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento – PROEMAM, da 13ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito. A intenção é estimular os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visam contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido.
O PROEMAM é um projeto político-pedagógico que surgiu em 2009 e implantado em agosto de 2010 diante da necessidade de se trabalhar a prevenção e a resolução de problemas ambientais locais.
O projeto-piloto teve início nas escolas Sebastião Francisco do Vale e Coronel José Máximo, selecionadas para a realização de 12 encontros entre alunos e o policial militar ambiental mediador das atividades do projeto. Ao longo dos anos, o PROEMAM ampliou sua área de abrangência e em 2014 vem sendo desenvolvido em cinco escolas da rede municipal de Barbacena, a saber, Escola Embaixatriz Corina Andrada, Escola Coronel Camilo Gomes de Araújo, Escola Tony Marcos de Andrade e Escola Sebastião Francisco do Vale e outras escolas de mais 10 municípios.
Segundo o mediador do PROEMAM, Cabo Flish, “neste ano haverá um curso de formação de novos mediadores do PROEMAM para posteriormente implementar o programa em todo o Estado de Minas Gerais. A ampliação deste programa em todas as escolas da rede municipal e estadual é fundamental, uma vez que vivemos em um mundo conturbado. O homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada e se faz necessária uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos. É importante que eles entendam o que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente”, enfatizou.
Para a diretora da Escola Sebastião Francisco do Vale, Edneia Luciane Condé, a parceria com o PROEMAM é totalmente positiva. “A educação ambiental é fundamental para a conscientização dos alunos em relação ao mundo em que vivemos, para que eles possam ter cada vez mais qualidade de vida e respeitem o meio ambiente”, concluiu ela.
Ao final dos encontros, os alunos dão continuidade ao programa através da formação do “Clubinho Ambiental”, que dará início às ações propostas pela turma, com o objetivo de minimizar os problemas ambientais detectados na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário